China promete incentivar investimento privado em projetos nacionais

A medida é parte de esforços para impulsionar o crescimento da segunda maior economia do mundo

Canteiro de obras de estação de metrô em Pequim, na China. Foto: Tingshu Wang/Reuters
Canteiro de obras de estação de metrô em Pequim, na China. Foto: Tingshu Wang/Reuters

A China vai revitalizar o investimento privado e incentivar a circulação de capital privado em projetos nacionais, afirmou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) em comunicado publicado nesta segunda-feira (24). O texto traz 17 diretrizes para as empresas e se compromete com investimentos em um ambiente seguro para o capital privado.

A iniciativa é parte de esforços para impulsionar o crescimento da segunda maior economia do mundo, que ficou bem abaixo do esperado no segundo trimestre.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O investimento do setor privado na China caiu 0,2% no primeiro semestre de 2023 em relação ao ano anterior, a segunda contração desde o início da coleta oficial de dados em 2005.

A única outra contração ocorreu no primeiro semestre de 2020, quando a economia foi devastada pela pandemia.

Últimas em Economia

Os investimentos das empresas estatais cresceram 8,1% no primeiro semestre deste ano.

Os setores preferenciais para investimento de empresas privadas incluem transporte, conservação de água, energia limpa, infraestrutura de novo tipo, manufatura avançada e agricultura, disse o NDRC.

Com informações da Dow Jones Newswires/Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS