Campos Neto: Quem são os rentistas? Todos aqueles que acreditaram e financiaram o governo?

Segundo o presidente do BC, "o problema dos juros é um problema de todos nós, do BC, do governo, das pessoas, e a gente tem que trabalhar juntos para resolver"

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil. Foto: O Globo
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil. Foto: O Globo

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou há pouco que há “falsas narrativas” de que juros altos beneficiam rentistas e disse que a autoridade monetária precisa cada vez mais melhorar a comunicação para explicar seu trabalho.

“Quem é o rentista do país? São as 36 milhões de pessoas que têm fundo, 48 milhões que têm fundos de pensão? São 6 milhões de pessoas que investem na bolsa? São todos aqueles que acreditaram e financiaram o governo? A gente não precisa buscar beneficiários e culpados, precisamos buscar um sistema melhor”, disse em evento da Esfera Brasil, em São Paulo.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Segundo ele, é preciso explicar que o trabalho do BC não é “querer ter juros altos”. “O problema dos juros é um problema de todos nós, do BC, do governo, das pessoas, e a gente tem que trabalhar juntos para resolver. Mas a gente precisa dar explicações e não ficar apontando o dedo”, ressaltou.

Campos repetiu que o BC é órgão técnico e reclamou novamente da “politização”. “Um BC politizado subiria juros em ano de eleição? Óbvio que não. A gente vai trabalhar para fazer com que a inflação vá para a meta com o mínimo de custo para a sociedade possível”, disse.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS