Brasil registra turismo acima do nível pré-pandemia em janeiro, diz PF

Mesmo com forte resultado em janeiro, turismo brasileiro recebe 55% menos visitantes estrangeiros em 2022 do que em 2019

Vista do Cristo Redentor no Rio de Janeiro; turismo brasileiro supera nível pré-pandemia para janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Vista do Cristo Redentor no Rio de Janeiro; turismo brasileiro supera nível pré-pandemia para janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O nível do turismo no Brasil em janeiro de 2023 superou o patamar de pré-pandemia. É o que mostram dados divulgados pela Polícia Federal nesta terça-feira.

Em janeiro de 2019, foram registrados 756 mil visitantes de fora do país, enquanto no mesmo período de 2020, cerca de 750 mil vieram do exterior ao Brasil a turismo. Já no primeiro mês deste ano, foram 868 mil visitantes estrangeiros.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em 2022, Brasil recebeu 55% menos turistas do que em 2019

No balanço anual de 2022, a PF contabilizou 2,6 milhões de visitantes estrangeiros ao Brasil que vieram como turistas. Apesar do janeiro positivo, dados da corporação apontam que o número ainda é 55% menor do que em 2019, quando o país registrou 4,8 milhões de visitas.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Empresa brasileira de Turismo) creditou o resultado à mudança de governo. “Os dados demonstram de forma enfática como a imagem do país no exterior influencia diretamente a decisão de visitar o nosso país. O fato novo que nos fez sair de um dos piores desempenhos globais e recuperarmos o interesse do turista internacional foi a mudança de governo. O Brasil deixou de ser pária e voltou a ser visto como um país acolhedor”, afirmou Freixo.

Últimas em Economia

Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em postagem que “o mundo está voltando a vir para o Brasil”.

PF: Turismo tem desempenho abaixo da média no pós-pandemia

Ainda segundo a PF, o turismo brasileiro teve um dos piores desempenhos no pós-pandemia entre países de fronteiras abertas, conforme dados de 2022.

O país ficou abaixo da média de nações do continente africano e das Américas, com retomada “significativamente mais lenta” do que a média mundial no período pós-vacinação contra a covid. Em janeiro de 2021 e 2022 o Brasil recebeu 52 mil e 275 mil turistas estrangeiros, respectivamente.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Viagens


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS