Bolsonaro aprova modelo de ‘oferta permanente’ na licitação de campos de petróleo e gás

Objetivo é evitar a possibilidade de se realizar rodadas com baixa atratividade

Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras
Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

O presidente da Jair Bolsonaro (PL) aprovou resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que autoriza a adoção do modelo de “oferta permanente” na licitação de blocos exploratórios de óleo e gás em bacias terrestres ou marítimas, exceto as grandes reservas no polígono do pré-sal e em áreas estratégicas, sempre pelo regime de concessão.

A informação foi divulgada nessa quinta-feira (23) pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O oferta permanente também será aplicada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em licitação de campos devolvidos ou em processo de devolução.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em nota, o governo explicou que, havendo a apresentação de uma ou mais declarações de interesse e aprovada toda a documentação, a ANP estabelece um cronograma para realização de um novo ciclo para apresentação de ofertas.

“O objetivo é evitar a possibilidade de se realizar rodadas de licitação com baixa atratividade e, consequentemente, com baixo índice de sucesso e contribuir para a maior participação das empresas na definição de áreas ao passo que mantém a autonomia da ANP no estudo das áreas propostas para oferta, permitindo a qualquer momento a realização de rodadas específicas em qualquer das modalidades, sob diretriz que seja emanada pelo CNPE”, informou.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Commodities


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS