Boletim Focus indica aumento da inflação e da Selic, mas com crescimento do PIB e dólar estável

Confira também a percepção do Boletim Focus para o crescimento da economia

Integrantes do Copom, que decidem a taxa Selic no Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB
Integrantes do Copom, que decidem a taxa Selic no Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Banco Central indica aumentos na taxa de inflação oficial do país, da taxa básica de juros, mas também do PIB. Tudo isso com a permanência do dólar no mesmo patamar.

Assim, de acordo com a pesquisa emitida pelo Banco Central a variação do IPCA é de alta: de 4,35% há uma semana para 4,37%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Dessa maneira, no caso da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, o aumento mostrado é de 11,25% ao ano para 11,50%.

Boletim Focus: boa notícia

A boa notícia é que aqueles que responderam a pesquisa enxergam o Produto Interno Bruto (PIB) com alta de 3% em relação ao ano anterior. Esse percentual era de 2,96% na pesquisa anterior. Por fim, avalia a pesquisa, o dólar deve ficar na casa de R$ 5,40.

Últimas em Economia

Dessa maneira, veja a projeção para o ano que vem:

IndicadorHá 4 semanaHá 1 semanaIndicador atual
IPCA (variação %)3,933,953,97
PIB total (5)1,861,901,90
Câmbio (R$/dólar)5,305,355,35
Selic (% a.a.)1010,5010,50
Banco Central do Brasil

A importância do Boletim Focus

Dessa maneira, a edição atual do Boletim Focus foi respondida por 148 pessoas. Trata-se de um indicador importante a respeito da projeção do que deve ocorrer na economia e, portanto, o dado é acompanhado de perto pelos agentes do mercado em suas tomadas de decisões.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Banco Central


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS