IF Hoje: Mercado repercute decisão do Banco Central Europeu de acelerar aperto monetário

A Zona do Euro está tentando domar a mais alta inflação em 40 anos

Christine Lagarde, presidente do BCE, e Jerome Powell, presidente do Fed (Foto: Sérgio Garcia/Your Image)
Christine Lagarde, presidente do BCE, e Jerome Powell, presidente do Fed (Foto: Sérgio Garcia/Your Image)

O foco das atenções nesta quinta (8) é a decisão do BCE (Banco Central Europeu) de subir a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, de zero para 0,75% ao ano. Está é a segunda elevação na Zona do Euro anunciada pela autoridade monetária.

Em julho, a instituição aumentou a taxa pela primeira vez em 11 anos, em uma magnitude que surpreendeu o mercado: 0,5 ponto percentual, quando os especialistas esperavam 0,25 ponto percentual.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Agora, o analistas estavam divididos entre um aumento de 0,5 ponto percentual ou uma alta mais pronunciada de 0,75 p.p. por causa da crise de energia.

Na última semana, a Rússia interrompeu o fornecimento de gás à Europa pelo sistema de dutos Nord Stream 1, dizendo que só normalizará o abastecimento quando as sanções estabelecidas pelos países ocidentais por causa da guerra na Ucrânia forem suspensas.

Últimas em Economia

O combustível é usado no aquecimento das casas, e a aproximação do outono deixa os europeus apreensivos.

Assim como diversos outros países, a Zona do Euro está tentando domar a mais alta inflação em 40 anos. O comportamento do BCE pode influenciar outros BCs – especialmente o dos Estados Unidos, que daqui a duas semanas também decide o próximo passo da sua estratégia de política monetária.

O presidente do Fed (Federal Reserve, BC americano), Jerome Powell, vai fazer um discurso pouco depois do anúncio da decisão do BCE, e existe a expectativa de que comente a medida tomada pela autoridade monetária europeia.

Agenda do dia

  • 8h – Brasil: IGP-DI, da FGV (agosto)
  • 9h15 – Zona do Euro: Decisão de política monetária pelo BCE (Banco Central Europeu)
  • 9h30 – EUA: Pedidos de seguro-desemprego
  • 10h10 – EUA: Discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, banco central americano)
  • 10h15 – Zona do Euro: Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE
  • 12h – EUA: Estoques de petróleo
  • 22h30 – China: Inflação ao produtor e ao consumidor (agosto)
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS