BCE deve elevar juro em 0,50 ponto percentual, apontam economistas

A expectativa é de que o banco também sinalize com o início do aperto quantitativo, por conta da provável recessão na zona do euro

Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)

O Banco Central Europeu (BCE) deve aumentar a taxa de juros em 0,50 ponto percentual na próxima reunião de política monetária, que está marcada para o dia 15 de dezembro, segundo estimativa de economistas de bancos europeus. A expectativa é de que o BCE também sinalize com o inicio do aperto quantitativo.

Segundo o economista-sênior Fabio Balboni e o economista-chefe europeu Simon Wells, ambos do HSBC, o BCE deve anunciar o início do aperto quantitativo a partir de fevereiro na reunião de dezembro e pode ficar receoso de aplicar um aperto monetário mais agressivo por conta da provável recessão na zona do euro.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Essas compensações na política monetária tendem a ser importantes quando se atinge o equilíbrio dentro de um comitê de mercado aberto dividido”, dizem eles.

Na leitura do economista do UBS, Reinhard Cluse, o foco na reunião de política monetária do BCE da próxima semana se concentrará em quanto a autoridade monetária irá aumentar as taxas de juros, orientações sobre aperto quantitativo e possíveis mudanças nas previsões da equipe para 2023/2024, afirmou o economista do UBS, Reinhard Cluse.

O banco suíço espera que o BCE aumente as taxas de juros em 0,50 ponto percentual agora em dezembro e continue o aperto em 2023. “O BCE provavelmente sinalizará novos aumentos nas taxas de juros, embora em uma ‘abordagem dependente de dados de reunião por reunião’, diz Cluse. Ele antecipa outros 0,75 ponto percentual de aumentos acumulados de taxas no primeiro semestre de 2023, elevando a taxa terminal do BCE para 2,75%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS