Prédio histórico da B3 recebe exposição para celebrar os 30 anos do Plano Real

Gratuita, mostra fica em cartaz até o dia 12 de outubro no centro de São Paulo 

Exposição na B3 sobre os 30 anos do Plano Real foi inaugurada nessa quinta-feira (Foto: Rafael Balsemão)
Exposição na B3 sobre os 30 anos do Plano Real foi inaugurada nessa quinta-feira (Foto: Rafael Balsemão)

Foi inaugurada na noite dessa quinta-feira (11) a exposição “Os 30 anos do Plano Real de A a Z”, no centro histórico de São Paulo. De acordo com a B3, a mostra temporária tem como objetivo celebrar as três décadas da implementação da atual moeda do país.

“São 30 anos de um momento único da história brasileira. Celebramos também os benefícios que o plano econômico trouxe para o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil”, afirmou Ana Carla Abrão Costa, vice-presidente de novos negócios da B3, durante o evento para convidados. “A ideia da exposição é traduzir a genialidade e complexidade do Plano Real”, completou ela.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Com entrada gratuita, a exposição ficará em cartaz a partir desta sexta-feira (12) até o dia 12 de outubro em um dos prédios da B3, o Edifício JB, no centro histórico de São Paulo. O local conta com a fachada decorada com reproduções de moedas de diferentes épocas do país.

Convidados na inauguração da exposição "Os 30 anos do Plano Real de A a Z”

Parceria

A iniciativa é uma parceria da B3 com a Fundação FHC. Presente no evento, o cientista político Sergio Fausto, diretor-executivo da instituição, afirmou que o real se tornou uma conquista do país. Nesse sentido, ele frisou que a moeda surgiu com Itamar Franco e teve sua consolidação com Fernando Henrique Cardoso ao longo de seus oito anos na Presidência.

Últimas em Economia

“Porém, o importante é que o Plano Real é de todos, assim como o Bolsa Família”, pontuou Fausto. “Políticas que são importantes devem ser de todos, independentemente de quem as tenha concebido. No passado, aprendemos a fazer coisas que ficaram”, completou ele.

O cientista político Sergio Fausto, diretor-executivo da Fundação FHC, marcou presença na inauguração da mostra "Os 30 anos do Plano Real de A a Z”

Letras do alfabeto

A mostra está estruturada em torno das 26 letras do alfabeto, cada uma representando um verbete relacionado ao Plano Real. Em resumo: partindo do “a”, que traz os antecedentes, até o “z”, dos zeros (referência aos frequentes “cortes de zero” comuns ao longo das décadas de 1980 e 1990), as letras servem como ponto de partida para explicar termos, eventos ou conceitos que ilustram a trajetória e o significado do plano econômico. 

Nathalie Vidual, superintendente de proteção e orientação a investidores na CVM, também marcou presença na inauguração da mostra. Em sua fala, destacou a letra “h”, que na exposição remete à hiperinflação da vida pré-Plano Real. “Esperamos que a hiperinflação seja apenas um verbete desse espaço, ou seja, uma peça de museu”, declarou ela. A Comissão de Valores Mobiliários é uma das apoiadoras da exposição.

A letra "h" remete à hiperinflação da vida pré-Plano Real

Por fim, vale destacar ainda que os visitantes podem conferir na mostra as cédulas da primeira família do real.

O Plano Real

Lançado em 1994, o Plano Real nasceu no governo de Itamar Franco com o objetivo de combater a hiperinflação que assolava o país. Liderado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, consistiu em uma série de medidas que culminaram na criação de uma nova moeda, o real, que está em circulação até hoje no Brasil.

Quer saber tudo sobre os 30 anos do Plano Real? Confira o podcast original da Inteligência Financeira Plano Real – A moeda que mudou o Brasil.

Serviço

Exposição “Os 30 anos do Plano Real de A a Z”

  • Visitação: 12 de julho a 12 de outubro de 2024;
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h;
  • Local: Edifício JB – conhecido como “prédio das moedas”;
  • Endereço: Rua João Brícola, 59 – centro histórico de São Paulo, próximo à estação São Bento (linha 1-Azul) do metrô;
  • Entrada gratuita.
Visitantes observam as primeiras cédulas de real

Mostra está em cartaz no histórico Edifício JB, no centro de São Paulo
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Plano Real


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS