Arthur Lira prevê promulgar reforma tributária em outubro

Expectativa vem de conversa do parlamentar com o presidente do Senado

Arthur Lira comanda os trabalhos parlamentares no plenário da Câmara. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Arthur Lira comanda os trabalhos parlamentares no plenário da Câmara. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, previu nesta sexta-feira (1) que o texto da reforma tributária será promulgado em outubro.

Durante o Expert 2023, evento da XP, Lira relatou ter tido uma conversa nesta semana com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que teria assegurado a votação do texto até 4 de outubro.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como o projeto já votado pelos deputados pode sofrer alterações no Senado, o texto precisaria novamente voltar à Câmara para uma votação final.

“Se este prazo for cumprido, é factível que a promulgação aconteça em outubro”, disse Lira.

Últimas em Economia

“Assim, podemos nos concentrar no começo de 2024 em votar a regulamentação da reforma”, acrescentou.

Mais reformas

Lira voltou a defender a aprovação também de uma reforma administrativa e garantiu que uma mudança não deve atingir os atuais servidores públicos, que têm direitos trabalhistas garantidos.

O projeto de reforma administrativa já foi votado em comissão especial e está pronto para ir ao plenário da Câmara.

“É preciso vontade política para votar essa reforma, o que faltou no último governo”, disse Lira.

Sobre o arcabouço fiscal, o presidente da Câmara afirmou que dificilmente o governo conseguirá aprovar aumento de impostos no Congresso, mesmo que obtenha mais apoio no Congresso com a reforma ministerial.

Em relação ao arcabouço fiscal, o deputado defendeu a manutenção de um “sarrafo alto” em termos de metas de superávit primário.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS