Aluguel de carro para motoristas de apps cresce 76,5% em 3 anos, aponta Abla
Momentos de aperto econômico e elevadas taxas de juros colaboram para a locação de carros uma vez que a compra do ativo acaba ficando mais custosa
O aluguel de carros para motoristas de aplicativo tem ganhado cada vez mais espaço dentro da frota das locadoras do Brasil. No segundo semestre de 2024, um total de 300 mil veículos foram locados no segmento, um salto de 76,5% na comparação com igual semestre de 2021. Os dados são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla).
A frota total das locadoras no Brasil chegou a 1.570.820 automóveis e comerciais leves ao final de 2023. “Portanto, os mais de 300 mil carros locados para quem trabalha com aplicativos representam atualmente entre 18% e 20% de todos os carros das locadoras no país”, disse o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, em nota.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Momentos de aperto econômico e elevadas taxas de juros colaboram para a locação de carros uma vez que a compra do ativo acaba ficando mais custosa. “Despesas para o licenciamento, emplacamento, IPVA, para busca e compra de peças e até com mecânicos ficam com a locadora”, acrescentou o presidente da associação setorial.
O vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, disse que o potencial de aluguel para esses motoristas também é influenciado pelo preço dos combustíveis e pelas tarifas dos próprios aplicativos.
Últimas em Economia
“Cenários sem aumentos repentinos nos postos, assim como políticas tarifárias dentro da realidade da economia brasileira, praticadas pelo Uber e 99, também são importantes para a locação”.
Com informações do Valor Econômico