5G começa a funcionar em mais três capitais a partir de sexta; veja a lista
Confirmação da liberação do sinal foi feita pela Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta quarta-feira a liberação do sinal de serviço da quinta geração de serviços móvel (5G), na rede de 3,5 gigahertz (GHz), em Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG) a partir da próxima sexta-feira (29).
O anúncio foi feito pelo diretor Moisés Moreira, após a reunião do grupo técnico responsável por autorizar a liberação do sinal.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Moreira afirmou que as próximas capitais a serem contempladas são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). Ele ressaltou, porém, que ainda obteve qualquer sinalização da equipe técnica sobre a data de liberação da rede nessas cidades.
Atualmente, somente Brasília (DF) conta com a operação da rede 5G em 3,5 GHz, no padrão de rede “standalone” — versão mais sofisticada da tecnologia que oferece menor latência (tempo de resposta), além de aumento da velocidade de conexão.