Iene, rumos dos juros e mais: qual a previsão para o dólar nos próximos dias?

Dados do PCE, inflação preferida do Fed, devem mexer com a cotação da moeda americana nesta sexta-feira

Detalhe da nota de dólar. Foto: Javier Ghersi/Getty Images
Detalhe da nota de dólar. Foto: Javier Ghersi/Getty Images

O dólar segue praticamente estável no exterior enquanto os investidores aguardam a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE). O dado é a métrica favorita do Federal Reserve (Fed) para inflação.

A expectativa é de que o PCE de junho registre alta de 0,1% depois de permanecer estável em maio e mostre crescimento de 2,5% na base anual, desacelerando dos 2,6% de maio. Um número acima dessas expectativas pode mudar a narrativa de desinflação e assustar os investidores.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Dólar forte

Os estrategistas do Morgan Stanley estão inclinados a ser positivos em relação ao dólar americano, ajudados pelos sinais de enfraquecimento econômico na zona do euro. Mas dizem que as expectativas de mais cortes nas taxas de juros por parte do Fed representam um risco.

“Continuamos a ver o dólar subindo ante o euro, uma vez que o crescimento europeu continua desafiador”, afirmam em nota. Contudo, a precificação dos cortes de juros do Fed é importante para o panorama geral do dólar.

Últimas em Dólar

“A reunião de julho do Fed na próxima semana poderá ser um catalisador para os mercados precificarem cortes adicionais nas taxas, em linha com a previsão do Morgan Stanley de sete reduções consecutivas até meados de 2025”, afirmam. “Isso… portanto, aumenta os riscos de queda no curto prazo para o dólar.”

Dólar x iene

Por volta das 7h45, o índice DXY – que mede a relação entre o dólar e uma cesta de moedas de países desenvolvidos – caía 0,01% a 104,35 pontos. O euro subia 0,04% a US$ 1,08550 e a libra avançava 0,12% a US$ 1,28694. Já a moeda japonesa recuava 0,48% com o dólar valendo 154,439 ienes.

Embora o iene tenha se fortalecido recentemente e revertido parte da sua fraqueza excessiva em relação ao dólar, ele continua muito longe de seu valor justo, afirma Tomohisa Fujiki, estrategista de mercado do Citi Research, em nota. O Citi estima o valor justo da moeda japonesa em relação ao dólar em cerca de 145 ienes.

Fujiki afirma que o dólar está abaixo da média móvel de 100 dias em relação ao iene, que na semana passada atuava como resistência. A especulação de um possível aumento nos juros do Banco do Japão na reunião da próxima semana ajudou a valorizar o iene.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Câmbio


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS