Mercado hoje: Ibovespa fecha em queda e volta aos 117 mil pontos; dólar sobe

Ibovespa desceu, enquanto as bolsas dos EUA terminaram o dia em alta, com destaque para a Nasdaq, que reverteu as perdas no final do dia

Entrada do prédio da Bolsa de SP - Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo
Entrada do prédio da Bolsa de SP - Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (10), dia em que o dólar esteve bastante volátil, mas que terminou o pregão com valorização. O mercado avaliou a queda no preço das commodities e, no cenário global, os dados da China relacionados à inflação chamaram a atenção.

O principal índice da bolsa de São Paulo caiu 0,80%, a 117.942 pontos. Ao mesmo tempo, o dólar subiu 0,34%, a R$ 4,8825 depois de forte volatilidade desde o começo do pregão.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Nesta segunda, o índice de preços ao consumidor (CPI) da China se estabilizou em junho na comparação anual. Com os preços ainda pressionados na segunda maior economia do mundo, as chances de medidas de estímulos mais fortes por lá diminuem, na interpretação do mercado.

Bolsas dos EUA

As bolsas dos EUA fecharam em alta. O S&P 500 subiu 0,24%, a 4.409 pontos. Dow Jones avançou 0,62%, a 33.944. Nasdaq avançou 0,18%, a 13.685 pontos, depois de ter passado a maior parte do dia no negativo.

Ao longo da semana, o investidor fica atento a uma agenda movimentada nos Estados Unidos. O índice de preços ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI), além do livro bege, devem mexer com o humor do mercado no período.

Os investidores aguardam os indicadores e análises do Fed para tentar antecipar o que o banco central dos EUA deve fazer na próxima reunião.

A manutenção de dados econômicos fortes pode indicar a retomada da alta de juros depois de uma pausa no mês passado.

Europa

As bolsas da Europa fecharam em alta moderada nesta segunda-feira. O cenário global, com dados de inflação da China, ajudou a assegurar ganhos aos negócios europeus, particularmente na primeira etapa do pregão, mas o ímpeto ficou limitado.

Assim, na bolsa de Milão, o índice FTSE MIB fechou em alta de 0,34%, a 27.872,00 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, ganhou 0,45%, a 15.673,16 pontos.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,23%, a 7.273,79 pontos. Já o CAC 40, de Paris, ganhou 0,45%, a 7.143,69 pontos. Na contramão do mercado francês, a ação da Casino caiu 3,70%, após a Moody’s rebaixar o rating da endividada varejista, que foi alvo de oferta de injeção de capital.

Em outras praças, o IBEX 35, de Madri, se valorizou 0,04%, a 9.252,90 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, avançou 0,22%, a 5.902,31 pontos.

Focus traz boas notícias

Mais uma vez, o Boletim Focus apontou projeções mais animadoras. Nesta manhã, o comunicado do Banco Central com projeções de especialistas do mercado apontou inflação de 4,95% ao final de 2023, contra 4,98% indicado na segunda anterior.

Com informações do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS