Mercado hoje: Ibovespa avança 0,23%, sexta alta consecutiva; dólar tem leve ganhos de 0,33%

Índice voltou a ter seu maior patamar de fechamento desde 7 de junho

Decisão do Fed arrefeceu agitação do mercado
Decisão do Fed arrefeceu agitação do mercado

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (9), com investidores reagindo a notícias importantes do cenário macroeconômico local. O índice subiu 0,15%, para 108.651 pontos em uma sessão marcada pela volatilidade. Já o dólar fechou em alta de 0,32% ante o real, negociado a R$ 5,1299.

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central indica que a taxa básica de juros, a Selic, deve permanecer em 13,75% ao ano. A sinalização agrada o mercado acionário, que já reagiu bem à alta de 0,5 ponto percentual na semana passada. 

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Porém, como as ações sensíveis aos juros vinham de um rali, o dia foi de correções. Gol (GOLL4), destaque no pregão de ontem, caiu 6,78%, Magazine Luiza (MGLU3) caiu 5,81% e Via (VIIA3) fechou em queda de 4,45%.

Além da ata, outro foco no Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que caiu 0,68% em julho, após alta de 0,67% em junho. É a menor taxa mensal de toda a série histórica do índice, iniciada em 1980. Já o resultado acumulado em 12 meses atingiu a marca de 10,07%, permanecendo em dois dígitos desde setembro de 2021 (10,25%).

As ações da Petrobras (PETR4) subiram 1,64% e deram sustentação ao Ibovespa. Vale (VALE3) avançou 2,07%. 

Os papéis do setor financeiro também tinham bom desempenho. Itaú (ITUB4) teve a segunda maior alta do pregão, com avanço de 2,61%, depois de reportar números considerados positivos do segundo trimestre. Bradesco (BBDC4) subiu 1,45% e Banco do Brasil (BBSA3) subiu 1,67%. 

Bolsas dos EUA

No norte do continente o clima é de pessimismo. A fabricante de semicondutores Micron alertou investidores de que sua receita no trimestre anual pode ser menor do que a empresa preveu no dia 30 de junho. As ações da empresa caíram 3,74%. 

O Nasdaq Composite, que reúne as principais empresas de tecnologia do mundo, foi fortemente afetado pela notícia e fechou em queda de 1,19%, enquanto o S&P 500 caiu 0,42% e o Dow Jones perdeu 0,17%.

Ontem, a Nvidia, concorrente da Micron, também causou pessimismo ao reportar receita muito abaixo do esperado pelo mercado no segundo trimestre. Os investidores estão digerindo as notícias e revisando suas expectativas para o mercado de semicondutores e tecnologia, em geral. 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS