Terceira prévia do Ibovespa mantém inclusão de Vamos (VAMO3) e PetroRecôncavo (RECV3) e exclusão de Méliuz (CASH3)

Vale, Itaú e Petrobras são os ativos de maior peso na composição do índice

B3: painel mostra desempenho do Ibovespa. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
B3: painel mostra desempenho do Ibovespa. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A B3 divulgou nesta quinta-feira (31) a terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa que valerá para o período de setembro a dezembro de 2023. A nova prévia inclui Vamos (VAMO3) e Petrorecôncavo (RECV3), com peso de 0,243% e 0,309%, respectivamente.

E também exclui a Méliuz (CASH3) do índice.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice são: Vale ON (13,978%), Itaú Unibanco PN (6,455%), Petrobras PN (7,237%), Petrobras ON (4,459%) e B3 (3,658%).

O Ibovespa é o principal índice do mercado de ações brasileiro, que agrega as empresas mais negociadas na B3. A cada quatro meses, a B3 reavalia o Ibovespa, permitindo que novas empresas entrem ou saiam do índice se não atenderem aos critérios estabelecidos.

Para compor a carteira do Ibovespa B3, as companhias listadas precisam cumprir alguns requisitos como ter sido negociadas em 95% dos pregões dos últimos 3 anos e ter movimentação equivalente a pelo menos 0,1% do volume financeiro do mercado à vista no mesmo período.

Ações classificadas como penny stock, ou seja, negociadas por valor abaixo de R$ 1,00, não estão elegíveis para entrar no índice.

Com informações do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS