Meu local de votação mudou? Que documento tenho que levar? Saiba tudo sobre como votar

Inteligência Financeira preparou um guia sobre como votar

Modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2024 é apresentado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2024 é apresentado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no próximo domingo (6). E se você é uma pessoa normal, muitas dúvidas surgem neste momento. Desde descobrir onde deixou o título de eleitor até (re)descobrir o local de votação. Para ajudar o leitor da Inteligência Financeira sobre como votar, preparamos um guia rápido para ajudá-lo. Todas as informações se baseiam em dados postados no site do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

Como votar: quais são as datas do pleito?

O primeiro turno das eleições municipais ocorrem no próximo domingo, dia 6 de outubro. O segundo turno acontece no dia 27, também de outubro. Mas vale destacar que esse segundo turno ocorre apenas caso seja necessário e em cidades com mais de 200 mil eleitores e eleitoras.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

E a partir de que horas posso votar?

Ainda de acordo com o TSE, a votação é aberta às 8h. Considera-se o horário de Brasília como referência. O encerramento será às 17h. Assim, recomenda-se ao eleitor votar o quanto antes uma vez que no fim do dia corre-se o risco de enfrentar filas.

Como descobrir o local de votação?

O eleitor encontra duas maneiras de consultar o local de votação. O primeiro deles é via portal do Tribunal Superior Eleitoral. Funciona assim:

Últimas em Mercado financeiro

  • Clique no sítio do TSE
  • Depois clique no menu ‘Serviços Eleitorais’
  • Depois acesse ‘Local de votação/zonas eleitorais
  • E em seguida consulte ‘onde votar’

É simples, é rápido mas vale a pena consultar por surpresas podem acontecer. Pelo menos, ocorreu comigo. Meu tradicional local de votação mudou. E eu descobri isso apenas ao consultar o aplicativo E-Título. Consulte você também. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple Store e Google Play, a depender do modelo do seu telefone móvel.

E como saber se meu título está regularizado?

Dessa forma, o interessado resolve essa questão ao consultar o seu local de votação no site do TSE. Ao fornecer a informação, o TSE também informa se seu título está regular ou não e indica se você fez a biometria coletada.

Qual documento preciso levar para votar? Quais as exigências?

Então, ainda segundo o TSE, se você tem biometria cadastrada, vale levar o E-Título, Mas há uma série de documentos aceitos. São eles:

  • carteira de identidade
  • identidade social
  • passaporte
  • carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • certificado de reservista
  • carteira de trabalho
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Dessa maneira, o que pouca gente sabe é que esses documentos podem ser usados mesmo se estiverem vencidos. Mas será preciso que o eleitor comprove sua identidade.

E o que pouca gente sabe, também, é que não é obrigatório levar o título de eleitor. Mas ele ajuda a identificar na hora a zona e a sessão eleitoral.

Ah, e não serão aceitos os seguintes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de trabalho digital.

Simule como votar

O TSE também disponibiliza um simulador de votação. Nele, de forma virtual, você pode fazer o rito do voto quantas vezes quiser. Lembre-se, no próximo domingo escolhemos um prefeito e um vereador. A simulação pode ser encontrada neste endereço.

Lá você poderá treinar a partir da escolha de um candidato a vereador e do prefeito. Assim, concorrem cinco partidos fictícios: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares, Partido do Folclore.

Eu votei no Rock para vereador. E em Festa Junina para prefeita. A vice dela é a Festa do Milho.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS