PIB do Brasil, payroll nos Estados Unidos e mais assuntos para acompanhar na semana

Definição da sabatina de Gabriel Galípolo também está no radar dos agentes do mercado financeiro

Quanto o PIB do Brasil cresceu no segundo trimestre de 2024? Dado é destaque no calendário econômico de 2 a 6 de setembro. Foto: Getty Images

O calendário econômico de 2 a 6 de setembro tem o PIB do Brasil no centro das atenções. Os dados referentes ao segundo trimestre de 2024 serão divulgados na terça-feira (3).

Antes de tudo, o mercado financeiro estima crescimento da economia brasileira entre abril e junho em torno de 1% na comparação com o primeiro trimestre do ano.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Entre os destaques positivos na expansão da atividade devem figurar o setor de serviços e o consumo das famílias. Já os investimentos privados, medidos pela formação bruta de capital fixo, também devem apontar um avanço relevante no período.

Ao mesmo tempo em que avalia os números do PIB do Brasil, os agentes devem calibrar as expectativas para a segunda metade do ano. Logo, há a expectativa de desaceleração da economia nos próximos trimestres, em razão da taxa de juros em patamar elevado.

Porém, a tendência com base nos últimos dados de atividade é de uma economia mais aquecida. Portanto, pode estimular previsões de que o PIB pode crescer acima de 3% em 2024.

Corte de juros nos Estados Unidos

Na sequência do calendário econômico, o destaque na cena internacional fica por conta do payroll. O indicador traz os dados de agosto do mercado de trabalho nos Estados Unidos.

Dessa forma, os números mexem com as expectativas de cortes de juros por lá. A maior aposta é que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) vai abrir o ciclo de flexibilização monetária em breve.

Então, o payroll tende a influenciar as projeções sobre a intensidade e o ritmo do ciclo de redução dos juros nos Estados Unidos.

Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central. Foto: Diogo Zacarias/MF

Gabriel Galípolo

Com a indicação à presidência do Banco Central formalizada, a pergunta agora é quando Gabriel Galípolo será sabatinado no Senado.

Em suma, a definição do rito pode sair ao longo da semana.

Naturalmente, o governo quer acelerar a aprovação do nome de Galípolo. Mas as eleições municipais, com os senadores se concentrando em suas bases políticas, pode postergar a burocracia.

Calendário econômico – 2 a 6 de setembro

Segunda (2)

Feriado nos Estados Unidos – Labor Day
08h25: Boletim Focus

Terça (3)

09h00: PIB do Brasil no 2º trimestre (IBGE)

Quarta (4)

09h00: Produção industrial de julho (IBGE)
15h00: Livro Bege do Federal Reserve (Fed)

Quinta (5)

08h00: Ivar/Índice de Variação de Aluguéis Residenciais de agosto (Ibre-FGV)

Sexta (6)

09h30: Payroll/Taxa de desemprego de agosto nos Estados Unidos
14h30: Estatísticas do Valores a Receber (Banco Central)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS