IPCA-15 de julho e PIB dos Estados Unidos no segundo trimestre antecedem decisões de juros

Semana também marca o início da temporada de balanços no Brasil com Santander e Vale entre os destaques

Calendário econômico tem dados de inflação, de atividade econômica e balanços das empresas no 2º trimestre. Foto: Getty Images
Calendário econômico tem dados de inflação, de atividade econômica e balanços das empresas no 2º trimestre. Foto: Getty Images

O calendário de 22 a 26 de julho de 2024 tem indicadores que podem mexer com os rumos da política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, o destaque fica por conta do IPCA-15 de julho.

Enquanto que lá saem números do PIB do 2º trimestre. Bem como o PCE de junho, com dados da inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Então, esses indicadores vão servir para os agentes financeiros calibrarem as expectativas antes das novas decisões de juros. Que estão previstas para 31 de julho.

Sendo que por aqui a dúvida do mercado é se a taxa Selic vai mesmo continuar em 10,50% até o fim do ano.

Já nos Estados Unidos existe a possibilidade de o Fed indicar que há espaço para corte de juros na reunião de setembro.

Corte de gastos e desistência de Biden

Na sequência do calendário econômico, a semana em Brasília tem detalhes dos cortes de gastos do governo Lula. Isso com a apresentação do relatório bimestral de receitas e despesas.

Lá na semana passada, no esforço de cumprir o arcabouço fiscal e a meta de déficit zero, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) anunciou um contingenciamento de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024.

Portanto, devem ser conhecidas agora as pastas mais afetadas pelo ajuste nas contas.

Pelo lado dos Estados Unidos, o grande assunto na política é a saída de Joe Biden da corrida presidencial. Agora, o foco fica em saber se Kamala Harris será de fato a escolha do Partido Democrata para enfrentar Donald Trump.

Temporada de balanços

Além disso, já na cena corporativa, começa a nova temporada da balanços financeiros na B3. Essa jornada de números do segundo trimestre de 2024 tem Santander Brasil e Vale entre as principais divulgações.

Por último, em Wall Street, onde a temporada teve início antes, Alphabet e Tesla devem concentrar as atenções na semana.

Calendário econômico – 22 a 26 de julho

Segunda (22)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)
15h30: Relatório Bimestral de Receitas e Despesas (Receita Federal)
Balanços: Carrefour Brasil

Terça (23)

Sem indicadores relevantes
Balanços: Santander Brasil, Alphabet (Google) e Tesla

Quarta (24)

Sem indicadores relevantes

Quinta (25)

0h30: Estatísticas do setor externo de junho (Banco Central)
09h00: IPCA-15/Prévia da inflação de julho (IBGE)
09h30: PIB dos Estados Unidos no 2º trimestre
Balanços: Vale, Multiplan e Hypera

Sexta (26)

08h30: Estatísticas monetárias e de crédito de junho (Banco Central)
09h30: PCE/Índice de preços de gastos com consumo de junho nos Estados Unidos
Balanços: Usiminas

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Macroeconomia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS