Atentado contra Trump, IBC-Br de maio, PIB da China: veja os assuntos da semana nos mercados

Dados de varejo nos Estados Unidos e decisão de política monetária na zona do euro também estão entre os destaque na agenda

Calendário econômico de 15 a 19 de julho tem IBC-Br de maio e PIB da China no 2º trimestre entre os destaques. Foto: Getty Images
Calendário econômico de 15 a 19 de julho tem IBC-Br de maio e PIB da China no 2º trimestre entre os destaques. Foto: Getty Images

O calendário econômico de 15 a 19 de julho tem dados de atividade no Brasil e no exterior entre os destaques. No plano de indicadores, a China já divulgou dados no domingo (14).

O PIB do gigante asiático cresceu 4,7% no segundo trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Esse resultado ficou abaixo da estimativa mediana de 5,1% em uma pesquisa da Bloomberg com economistas.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Fora do campo econômico, o grande assunto da semana deve ser a repercussão do atentado sofrido por Donald Trump, no sábado, nos Estados Unidos. O candidato republicano sobreviveu a um ataque a tiros durante um comício da corrida presidencial americana na Pensilvânia.

Economia do Brasil vai surpreender para cima?

Adiante no calendário econômico, a segunda (15) tem o tradicional Boletim Focus e o IBC-Br de maio. Esse índice divulgado pelo Banco Central é considerado uma prévia informal do PIB.

No Focus, a expectativa é se as projeções do IPCA vão piorar novamente, após a Petrobras anunciar um aumento nos preços da gasolina e do botijão de gás.

Ou se a inflação abaixo do esperado em junho vai ajudar a aliviar as previsões.

Já o IBC-Br deve reforçar o cenário de resiliência da economia brasileira. Isso após os dados de maio do varejo e do setor de serviços surpreenderem positivamente.

Política monetária

Voltando o foco do calendário econômico para a cena externa, nos Estados Unidos saem as vendas no varejo na terça (16). E o Livro Bege, do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta (17).

Antes, na segunda, tem discurso do presidente do Fed, Jerome Powell.

Então, por lá, vai se consolidando um quadro favorável para o início do ciclo de cortes de juros em setembro. As novas falas de Powell e os dados econômicos podem alimentar o otimismo.

Para fechar, quinta (18) tem decisão de política monetária na zona do euro. Sendo que o Banco Central Europeu (BCE), após cortar os juros em junho, deve manter as taxas, diante da estagnação da desinflação no bloco europeu.

Calendário econômico – 15 a 19 de julho de 2024

Segunda (15)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)
09h00: IBC-Br/Índice de atividade econômica de maio (Banco Central)
13h30: Discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos)

Terça (16)

09h30: Vendas no varejo de junho nos Estados Unidos

Quarta (17)

06h00: Taxa de inflação de junho na zona do euro
15h00: Livro Bege do Federal Reserve

Quinta (18)

09h15: Taxa de juros/Decisão de política monetária na zona do euro

Sexta (19)

Sem indicadores relevantes

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS