Semana tem IPCA de dezembro e provável carta de Galípolo para explicar estouro da meta de inflação em 2024

Confira os indicadores e assuntos que vão movimentar a agenda dos investidores nos próximos dias

Gabriel Galípolo e Roberto Campos Neto durante apresentação do Relatório Trimestral de Inflação. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Gabriel Galípolo e Roberto Campos Neto durante apresentação do Relatório Trimestral de Inflação. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O calendário econômico de 6 a 10 de janeiro tem o IPCA de dezembro como destaque. A divulgação na próxima sexta traz também o consolidado do índice de preços aos consumidores em 2024.

Pelas projeções do mercado financeiro, tudo indica que a inflação no Brasil estourou o teto da meta no ano passado.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No Boletim Focus, por exemplo, a estimativa está em 4,9%. Tem um novo relatório divulgado pelo Banco Central já nesta segunda pela manhã.

Estouro da meta de inflação

Antes de tudo, a meta de inflação perseguida pelo BC em 2024 era de 3%. Dessa forma, com a tolerância de 1,5 ponto percentual, o teto da meta fica em 4,5%.

Até novembro, o IPCA acumulava alta de 4,29% em 2024. Então, a variação do índice em dezembro não pode superar 0,20% para ficar dentro do objetivo.

Mas o consenso do mercado no último Focus aponta para uma taxa de 0,59%.

Carta de Galípolo

E o que acontece no caso de descumprimento da meta de inflação?

O Banco Central precisará divulgar publicamente as razões por meio de nota no Relatório de Política Monetária e em carta aberta ao ministro da Fazenda.

Ou seja, o calendário econômico pode marcar a estreia oficial de Gabriel Galípolo como presidente do BC. E já prestando esclarecimentos a Fernando Haddad, seu antigo chefe.

Conforme a própria autarquia, a carta deve trazer a descrição detalhada das causas do descumprimento, as medidas necessárias para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos.

Bem como o prazo esperado para que as medidas produzam efeito.

Calendário econômico – 6 a 10 de janeiro

Segunda (6)

08h00: Boletim Focus (Banco Central)

Terça (7)

08h00: Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) de dezembro (Ibre/FGV)

Quarta (8)

09h00: Produção industrial em novembro (IBGE)
16h00: Ata da última decisão de política monetária nos Estados Unidos (Federal Reserve)

Quinta (9)

09h00: Dados de novembro do varejo (IBGE)

Sexta (10)

09h00: IPCA de dezembro e taxa de inflação de 2024 (IBGE)
10h30: Payroll/Dados de dezembro do mercado de trabalho nos Estados Unidos

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS