Pacote de corte de gastos, IPCA-15 de novembro, ata do Fed e mais assuntos para acompanhar na semana

Dados do mercado de trabalho no Brasil também estão entre os destaques na agenda do investidor

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião. Foto: Andrea Puente/PR/Colômbia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião. Foto: Andrea Puente/PR/Colômbia

O calendário econômico de 25 a 29 de novembro destaca a expectativa da divulgação do pacote de corte de gastos do governo Lula. Então, pela sinalização do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o conjunto de medidas deve ser finalmente apresentado entre segunda (25) e terça (26).

Nesse sentido, o mercado financeiro aguarda os detalhes para esmiuçar o plano de ajuste fiscal. Sobretudo se as iniciativas darão sustentabilidade ao arcabouço fiscal nos próximos anos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em relatório divulgado na última semana, o BTG Pactual apontou que o pacote de corte de gastos é oportunidade para Lula e Haddad retomarem a confiança dos investidores. Contudo, claro, se entregarem propostas consistentes para estabilizar a trajetória da dívida pública. Bem como colocarem o país no caminho de superávits primários.

Prévia da inflação

Dentro da agenda de indicadores econômicos, o IPCA-15 de novembro está entre as principais divulgações da semana. Os dados da prévia da inflação saem na terça (26) pela manhã.

Entre outros pontos, a variação dos preços dos alimentos, especialmente da carne, devem concentrar as atenções. Bem como a variação das tarifa de energia.

Ao mesmo tempo, os novos números podem consolidar o cenário de estouro da meta de inflação em 2024. Na leitura anterior, o IPCA-15 chegou a 4,47% no acumulado em 12 meses.

Ou seja, perto do teto da meta, de 4,50%.

Também na semana estão previstos dados de outubro do mercado de trabalho. Sendo a abertura de vagas formais na quinta (28) e a taxa de desemprego (29) na sexta.

Feriado nos Estados Unidos

Lá fora, o calendário econômico tem como destaque a ata da última decisão de política monetária nos Estados Unidos. Na ocasião, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) baixou os juros em 0,25 ponto percentual, para o intervalo de 4,50% a 4,75%.

Agora, os agentes financeiros querem saber os próximos passos do Fed. Se a autoridade americana deve pausar, manter o passo ou voltar a acelerar o corte das taxas.

Então, a ata do Fed será divulgada na tarde de terça (26).

Ainda de olho no rumo dos juros americanos, na quarta sai a leitura de outubro do PCE. O índice de preços de gastos com consumo é o principal dado inflacionário avaliado pelo Fed na condução da política monetária.

Para fechar a semana, na quinta (28) tem o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. E a tradicional data de compras no dia seguinte: a Black Friday.

Calendário econômico – 25 a 29 de novembro

Segunda (25)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)

Terça (26)

09h00: IPCA-15/Prévia da inflação de novembro
16h00: Ata da última reunião de política monetária do Fed (Federal Reserve)

Quarta (27)

12h00: PCE/Índice de preços de gastos com consumo de outubro nos Estados Unidos

Quinta (28)

Feriado nos Estados Unidos: Dia de Ação de Graças
Sem horário: Caged/Abertura de vagas com carteira assinada em outubro (Ministério do Trabalho)

Sexta (29)

09h00: Pnad Contínua/Taxa de desemprego de outubro (IBGE)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Macroeconomia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS