Powell em Jackson Hole, sucessor de Campos Neto e mais assuntos para acompanhar na semana

Reunião do CMN pode trazer novidades sobre a regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD)

Agente do mercado financeiro acompanha discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell - Foto: Brendan McDermid/Reuters
Agente do mercado financeiro acompanha discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell - Foto: Brendan McDermid/Reuters

O calendário econômico de 19 a 23 de agosto tem as atenções voltadas para o encontro anual de Jackson Hole, nos Estados Unidos. O simpósio reúne banqueiros centrais, formuladores de políticas, acadêmicos e economistas do mundo todo.

Então, a grande expectativa do evento fica por conta do discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano). Na sexta, Jerome Powell deve trazer novidades sobre o rumo dos juros no país.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Sobretudo se o Fed vai iniciar agora em setembro o ciclo de cortes.

Ainda dentro da política monetária, na quarta sai a ata da última decisão de juros nos Estados Unidos. Powell e seus colegas de Fed, na ocasião, deixaram a taxa estacionada no intervalo de 5,25% a 5,50%.

Talvez pela última vez. Por isso o mercado estará ainda mais ligado na edição deste ano de Jackson Hole

Galípolo, o escolhido?

Quem também estará no simpósio americano será Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central brasileiro. Está na agenda uma palestra dele durante o encontro.

Campos Neto cumpre a reta final como o chefe da autoridade monetária local. Enquanto ganha força a possibilidade de o sucessor dele no comando do BC ser indicado até o final de agosto.

Na última semana, o presidente Lula preferiu desconversar sobre quem será o escolhido. Mas no bastidores, inclusive do Palácio do Planalto, o nome mais forte continua sendo o de Gabriel Galípolo.

Atualmente, o economista ocupa a diretoria de política monetária do BC.

Assim, ao antecipar a definição do sucessor de Campos Neto, o entendimento é de que agilizaria e facilitaria a transição.

Arrecadação federal e LCD

Entre os indicadores previstos para a semana, a arrecadação federal deve mostrar novamente um forte ritmo de crescimento das receitas do governo de julho. Os dados são essenciais dentro do compromisso da equipe econômica, liderada por Fernando Haddad, de buscar déficit zero.

Por último, a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) pode trazer novidades sobre a regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD).

Sancionado pelo presidente Lula em julho, o novo investimento de renda fixa isento de Imposto de Renda ainda depende de regras. Isso para que os primeiros títulos sejam emitidos ainda em 2024.

Calendário econômico – 19 a 23 de agosto

Segunda (19)

08h25: Boletim Focus

Terça (20)

06h00: Taxa de inflação de julho na zona do euro

Quarta (21)

15h00: Divulgação da ata da última decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano)

Quinta (22)

Início do encontro anual de Jackson Hole, nos Estados Unidos
Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)

Sexta (23)

11h00: Discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, em Jackson Hole

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Banco Central


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS