Projeções para inflação no Brasil pioram mesmo com alta da Selic, mostra Boletim Focus

Mercado Financeiro reitera cenário de estouro da meta neste ano

Preços de mercadorias exibidos em supermercado no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Preços de mercadorias exibidos em supermercado no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O Boletim Focus desta segunda-feira (11) traz uma nova piora no cenário para a inflação no Brasil. Os agentes financeiro elevaram as projeções para o IPCA em 2024, 2025 e 2026.

Para este ano, a previsão cresceu de 4,59% para 5,62%. Portanto, acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central, de 4,5%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Já no ano que vem, o índice esperado avançou de 4,03% para 4,10%. Distante do centro da meta (3%) e perto do limite (4,5%).

Enquanto para 2026, a estimativa para o IPCA oscilou de 3,61% para 3,65%.

Últimas em Boletim Focus

Além da inflação no Brasil, alta da Selic

Nesse sentido, a trajetória de estouro da meta de inflação no Brasil vem mesmo após o BC subir a taxa Selic, de 10,75% para 11,25%.

Conforme o Boletim Focus, a autoridade monetária deve promover novo aumento de 0,50 ponto percentual dos juros em dezembro, para 11,75%.

Em 2025, o mercado manteve a aposta de a taxa encerrar o ano em 11,50%.

Contudo, para 2026, houve alta na previsão para a Selic, de 9,75% para 10%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS