Blau Farmacêutica (BLAU3) foca em crescimento e linhas de produção
Em entrevista com a IF, Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica, fala sobre investimentos e os resultados da companhia no primeiro trimestre
Aumento de custo de capital e de estoque, além da diminuição de crédito para empresas e do crescimento do risco de crédito. Estes foram alguns dos fatores mencionados por Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica (BLAU3), para que os resultados do primeiro trimestre da empresa, apresentados este mês, fossem um pouco inferior ao que é geralmente divulgado.
“Estes e outros problemas vieram em cascata, o que trouxe uma dificuldade para o primeiro trimestre, mas que já se normalizou. [Hoje], percebemos a demanda regularizada e o mercado sustentando os preços. Então, a gente vê que essa pressão pior já passou”, analisa o executivo durante uma entrevista exclusiva para Inteligência Financeira na 16ª LatAm CEO Conference Itaú BBA, em Nova York.
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O executivo faz ainda uma análise mais aprofundada sobre os dados apresentados pela companhia. “Apesar deste resultado não ser o que esperávamos para o primeiro trimestre, podemos considerar que foi bom, porque é uma empresa que entregou R$ 50 milhões de reais de lucro líquido na última linha, mesmo em uma situação ruim. Então, é uma companhia saudável, tem caixa positivo e estamos investindo como nunca”, diz.
Agenda de expansão
Ainda de acordo com Hahn, a Blau Farmacêutica é uma empresa que investe bastante e de forma recorrente. “Neste último trimestre, [por exemplo] apesar dessa situação macroeconômica, investimos 12% da nossa receita líquida em desenvolvimento e inovação”, afirma.
Além disso, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação feitos há 3 ou 4 anos pela companhia estão rendendo bons frutos. “A gente está tendo números de obtenção de novos recursos e de registro de novas moléculas junto às autoridades sanitárias não só no Brasil, mas na América Latina também”, conta o CEO.
Hahn diz também que a empresa vem investindo forte em expansão das linhas de produção. “Tivemos recentemente a aprovação da Anvisa de mais duas linhas produtivas na nossa planta de São Paulo. Além de estarmos ampliando a nossa presença geográfica na América Latina. É uma companhia que está investindo bastante. E estamos colhendo os frutos”, afirma.
O que é ter inteligência financeira para Marcelo Hahn?
Para o executivo, inteligência financeira é ter uma excelência operacional dentro da companhia. “De controle de estoques, de planejar a necessidade de caixa e, claro, de ter o caixa. Tudo isso é uma excelência operacional, que traz um resultado financeiro esperado”, finaliza.