Venda na Black Friday é a melhor em 4 anos e supera projeções
Entre a quinta-feira e a manhã de domingo, o faturamento nominal no on-line avançou 11%, indo para R$ 8 bilhões.
Dados publicados neste fim de semana por consultorias e varejistas mostram que a venda na Black Friday superou as estimativas. Isso tanto em lojas físicas quanto no on-line.
Segundo cálculo do Valor, era algo que não se verificava no digital desde 2020, ano de pandemia. O varejo teve desempenho acima do esperado por conta da covid. As lojas também tiveram desempenho positivo.
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Em levantamento publicado pelo Valor na semana passada, as projeções eram de alta nominal, em valor, de 5% a 10% no comércio eletrônico, a depender da pesquisa, e havia expectativa de que as lojas pudessem surpreender em vendas.
Entre a quinta-feira e a manhã deste domingo, o faturamento nominal no on-line avançou 11%, segundo a empresa de dados Neotrust Confi. Indo para cerca de R$ 8 bilhões. A projeção inicial era de alta de cerca de 9%. É a maior taxa de expansão desde 2020, segundo levantamento do Valor.
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Foi um crescimento sustentado pelo aumento de volume de pedidos, de 12%, para 14,4 milhões.
O valor gasto por compra praticamente não subiu, com alta de 0,8%, para R$ 555,17, portanto, com queda em termos reais, ao descontar a inflação acumulada. Os números mostram, porém, que outras pesquisas que citavam gastos podendo chegar a R$ 1.000 por consumidor estavam superestimadas.
As informações foram coletadas em parceria com a empresa Clearsale.
Segundo o superintendente comercial da Clearsale, Matheus Mansur, o pagamento da primeira parcela 13° salário na sexta da Black Friday, algo que não ocorria desde 2019, teve efeito no desempenho.
Outra pesquisa de uma parceira especialmente de grandes e médias varejistas mostra alta ainda maior.
Na sexta-feira, as vendas do on-line subiram 76% em relação ao dia anterior e 4% em comparação com 2023, segundo levantamento da Linx, empresa do grupo StoneCo.
Durante a semana, as vendas cresceram 5% na mesma base comparativa.
No caso dos marketplaces, que consideram operações de venda de produtos de lojistas parceiros, houve um aumento de 24% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Já na semana da Black Friday, entre os dias 25 a 29 de novembro, o faturamento subiu 45%.
As lojas físicas de moda, vestuário, confecção e calçados também apresentaram resultados positivos na data, relata o material.
Na sexta-feira, houve alta de 23% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023 e de 33% em relação ao dia anterior. Já durante toda a semana de promoções, a venda em lojas avançou 13%. O setor de calçados teve um aumento de 15% nas vendas comparado à mesma data do ano passado.
Com informações do Valor Pro