Banco Central Europeu alerta para falência de filiais europeias de banco russo Sberbank

Avaliação decorre da percepção de 'deterioração da liquidez' das instituições

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Banco Central Europeu (BCE) alertou ontem que as filiais europeias do Sberbank, o maior banco da Rússia, estão em estado de “falência ou provável falência” diante da “deterioração da liquidez” das instituições nos últimos dias, por conta de saques decorrentes do “impacto reputacional” gerado pelas tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia.

O BCE diz que a avaliação se aplica às três entidades sob sua supervisão direta: Sberbank Europe AG, com sede na Áustria, e filiais na Croácia e Eslovênia. O Sberbank Europe AG é uma subsidiária integral do Sberbank da Rússia, que é de propriedade majoritária da Federação Russa (50% mais uma ação com direito a voto). Ao todo, elas têm 13,6 bilhões de euros em ativos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O BCE fez a avaliação depois de concluir que, num futuro próximo, o banco provavelmente não será capaz de pagar seus compromissos com correntistas, investidores ou outras obrigações à medida que elas vencerem. Diz ainda o BCE que não há medidas disponíveis com uma chance realista de restaurar esta posição em nível de grupo e em cada uma de suas subsidiárias dentro do grupo bancário.

Os depositantes do varejo estão protegidos até 100 mil euros por depositante por banco na União Europeia. Esta proteção é concedida pelos sistemas de garantia de depósitos em vigor na Áustria, inclusive para a filial alemã do banco, Croácia e na Eslovênia.

O BCE esclareceu que a Junta Única de Resolução precisa confirmar sua avaliação sobre o estado de falência ou provável falência para que novas medidas sejam implementadas para eventual liquidação das instituições.

O Sberbank Europe AG tem subsidiárias na Bósnia-Herzegóvina (tanto na Federação da Bósnia-Herzegóvina quanto na Republika Srpska), na República Tcheca, na Hungria e na Sérvia. O BCE tem coordenado com as autoridades nacionais competentes nessas jurisdições ao longo de todo o processo.

(Reportagem Valor Investe)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Bancos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS