Azul (AZUL4) encosta na Latam na liderança de venda de passagens corporativas
Apesar de uma diferença pequena em relação à Latam, essa foi a primeira vez que a Azul assumiu a liderança
A Azul figurou como a líder no volume de vendas de passagens corporativas em abril, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Apesar de uma diferença pequena em relação à Latam (apenas 251 passagens) essa foi a primeira vez que a Azul assumiu a liderança em volume, segundo a Abracorp.
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Azul, Latam e Gol
De acordo com o levantamento, a Azul vendeu 149.924 bilhetes em abril, seguida da Latam, com 149.673, e da Gol (GOLL4), com 144. 996.
No total, foram comercializados 498.505 bilhetes no mês, representando faturamento de R$ 760 milhões. O valor é 9,2% acima de abril de 2019, antes da pandemia.
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Recuperação judicial da Gol
Em abril de 2019, a Gol era a líder em volume, com 211.299 bilhetes corporativos, seguida pela Azul, com 179.852, e Latam, com 148.130 – os números mostram que o setor, apesar de ter crescido em faturamento, ainda está abaixo da pré-pandemia em volume de passageiros corporativos transportados.
Para além de um setor menor em volume, a Gol tem perdido espaço diante do seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11). A estimativa é que o grupo devolva 12 aeronaves neste ano dentro da sua reestruturação, conforme adiantou a empresa ao Valor. O grupo espera compensar esta devolução com a chegada de novos aviões, mas o calendário de entregas da Boeing tem sofrido diversos atrasos.
Azul cresce desde fevereiro
Segundo a Abracorp, o crescimento da Azul já vinha se desenhando desde os resultados registrados em fevereiro – um mês após o início da reestruturação da Gol, em 25 de janeiro. Naquele mês, a Azul ganhou mercado e alcançou um share de 31,3%, aumento de 6,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
“Neste ano, o aéreo tem registrado as maiores flutuações entre os ‘players’. O fator principal é a reestruturação da Gol. Isso mexeu com o mercado e a Azul aumentou a disponibilidade, sobretudo no corporativo”, avalia Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.
Setor faturou R$ 1,2 bi em abril
Em abril, o setor de viagens corporativas faturou ao todo R$ 1,2 bilhão, em comparação a R$ 1,067 bilhão em abril de 2023 e R$ 1,057 bilhão no mesmo mês de 2019. Os dados levam em conta o desempenho de 11 setores do mercado, acompanhados mensalmente pela Abracorp.
No segmento de hotelaria, o faturamento em abril somou R$ 369 milhões, enquanto em 2023 ficou em R$ 285 milhões e em 2019, R$ 233 milhões. O número de transações na hotelaria totalizou 371.271. Em igual mês de 2023 foram 355.486 e em abril de 2019, 295.626 transações.
O setor rodoviário também tem se destacado, sobretudo diante da subida nas tarifas aéreas, que levou muitas empresas a migrar o modal de transporte. No total, o segmento faturou em abril R$ 5,5 milhões com a comercialização de passagens corporativas de ônibus. Em 2023 somou R$ 3,6 milhões e em 2019, R$ 890,1 mil.
Locações de veículos
A alta nas passagens aéreas tem sustentado também a locação de veículos. Em abril, o faturamento com aluguel de carros para o setor corporativo totalizou R$ 34,849 milhões, mais do que o dobro de igual período antes da pandemia quando atingiu R$ 14,753 milhões.
Com informações do Valor Econômico