Aquisição do Credit Suisse pelo UBS criou novos riscos à estabilidade financeira; entenda

Segundo relatório da OCDE, processo de aquisição foi feito de maneira acelerada, sem seguir o processo regulatório para bancos sistemicamente importantes. O risco é a supervisão dos grandes bancos no futuro

Fachada do banco suíço UBS, que comprou rival Credit Suisse. Foto: Manuel Geisser/Reuters
Fachada do banco suíço UBS, que comprou rival Credit Suisse. Foto: Manuel Geisser/Reuters

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse nesta quinta-feira, 14, em relatório sobre perspectivas econômicas para a Suíça, que a aquisição do Credit Suisse pelo UBS no ano passado “fez crescer novos riscos e desafios” à estabilidade financeira do país.

De acordo com o relatório, o processo de aquisição foi feito de maneira acelerada, sem seguir o processo regulatório para bancos sistemicamente importantes, ou “bancos grandes demais para falirem”. A forma como se deu a aquisição, segundo a OCDE, “levanta questões sobre a regulação e supervisão dos grandes bancos no futuro”.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Segundo a instituição, o UBS já era um banco sistemicamente importante antes da aquisição, e agora atingiu um patamar preocupante, enquanto tem até 2030 para atender às regras globais para bancos sistemicamente importantes.

Além disso, a OCDE destaca que o mercado imobiliário suíço agora começou a dar indícios de enfraquecimento, mas as vulnerabilidades do setor permanecem. Com isso, grandes subidas nos juros ou outros choques podem resultar em correções acentuadas de preços, levando à deterioração das carteiras hipotecárias dos bancos.

Últimas em Mercado financeiro

Com informações do Estadão Conteúdo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Bancos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS