Apple (AAPL34) lucra US$ 29,9 bilhões no 1º tri fiscal, queda de 13% em base anual
O resultado ficou abaixo do valor de US$ 1,93 por ação previsto por analistas da Zacks Investment
A Apple registrou lucro líquido de US$ 29,9 bilhões no primeiro trimestre fiscal de 2023, queda de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando somou US$ 34,6 bilhões.
O lucro diluído por ação caiu para US$ 1,88, ante US$ 2,10 um ano antes. O resultado ficou abaixo do valor de US$ 1,93 por ação previsto por analistas da Zacks Investment.
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A receita líquida da companhia encolheu 5,4% na mesma base comparativa, para US$ 117,1 bilhão, ficando aquém da expectativa de US$ 121,7 bilhões de analistas consultados pela FactSet.
Nas Américas, as vendas líquidas somaram US$ 27,6 bilhões no mesmo intervalo, queda de 7% em relação aos US$ 29,7 bilhões de igual período do ano anterior.
No comunicado sobre o balanço, a empresa atribui parte do resultado ao cenário macroeconômico ainda adverso. “Continuamos focados no longo prazo e lideramos com nossos valores em tudo o que fazemos, disse o diretor-presidente da Apple, Tim Cook no relatório.
O executivo destaca ainda a marca de 2 bilhões de dispositivos ativos da Apple. “Durante o trimestre de dezembro, alcançamos um marco importante e estamos entusiasmados em informar que agora temos mais de 2 bilhões de dispositivos ativos como parte de nossa crescente base instalada.”
A receita de produtos caiu 7,7%, somando US$ 96,3 bilhões. Já a receita de serviços cresceu 6,4%, para US$ 20,7 bilhões.
O relatório de resultados aponta que a maior parte do faturamento vem das vendas do iPhone, que somaram US$ 65,7 bilhões, montante 8% inferior registrado no primeiro trimestre fiscal de 2022. O resultado ficou abaixo das expectativas de US$ 68,3 bilhões do consenso de analistas consultados pela FactSet.
A linha de computadores Mac também viu a receita cair 28,7%, de US$ 10,8 bilhões no primeiro trimestre fiscal de 2021 para US$ 7,7 bilhões em 2022. O resultado frustrou as projeções dos analistas, que esperavam US$ 9,3 bilhões.
A receita do iPad, por outro lado, subiu 29,6%, para US$ 9,3 bilhões em vendas, assim como o segmento de acessórios, que viu a receita subir 6%, para US$ 29,7 bilhões na mesma base.
As ações da Apple registravam há pouco queda de 3,99% no pós-mercado da Nasdaq, em Nova York, cotadas a US$ 144,8. No pregão regular, os papéis haviam subido 3,7%, para US$ 150,82.