Aplicativo do Itaú volta a funcionar após problemas

O internet banking também restabeleceu os serviços

Função Revisão de Investimentos, lançada pelo íon, do Itaú, ajuda o investidor a realocar a carteira, sempre que ele achar necessário - Foto: Divulgação
Função Revisão de Investimentos, lançada pelo íon, do Itaú, ajuda o investidor a realocar a carteira, sempre que ele achar necessário - Foto: Divulgação

O aplicativo do Itaú Unibanco para acesso em conta-corrente voltou a funcionar após um período fora do ar na tarde de ontem. Ao abrir o app, o cliente recebeu um aviso do banco sobre atualização de saldo, necessário após intercorrências percebidas pelos correntistas durante a manhã. O internet banking também restabeleceu os serviços.

“Prezado cliente o seu saldo foi atualizado. Se algum pagamento foi realizado em duplicidade ele será corrigido automaticamente ao longo do dia. Pedimos desculpas pelo transtorno”, diz a nota exibida no aplicativo.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em seu perfil oficial no Twitter, o Itaú Unibanco informou aos clientes que estendeu os horários máximos de para movimentações bancárias. “TEDs poderão ser feitos até as 18h15. PIX até a meia-noite”, detalha a publicação.

O Itaú informou que “todos os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”.

Procurado, o Banco Central afirmou que não comenta assunto específico de instituições reguladas, mas informou que monitora continuamente seu regular funcionamento e acompanha casos de anormalidade até o restabelecimento da situação.

De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), clientes que eventualmente tenham recebido valores indevidos são obrigados a devolvê-los.

“Cabe mencionar que aquele consumidor que, de boa fé, utilizou o dinheiro, não poderá ser penalizado por erro que não tenha sido de sua responsabilidade. Dessa maneira, entende-se que cabe a negociação das condições da devolução com a instituição bancária, como, por exemplo, o parcelamento”. Sobre contas que possivelmente não foram pagas por conta do erro, o Idec diz que cabe ao consumidor verificar com o fornecedor destinatário da conta paga se o débito foi quitado corretamente. “Caso o consumidor venha a ser cobrado por multa, poderá questionar o Itaú judicialmente por perdas e danos para ser ressarcido”.

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Bancos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS