Americanas: 7 respostas para as dúvidas mais comuns envolvendo sites e apps do Grupo

Veja o que se sabe até agora sobre as ameaças aos sites da empresa tirados do ar

Foto: Leo Martins/Agencia O Globo
Foto: Leo Martins/Agencia O Globo

Sob suspeita de ter sofrido um ataque hacker na madrugada de sábado (19), os sites de Americanas e Submarino, do grupo Americanas, ficaram fora do ar desde o fim de semana. Na segunda-feira (21), a empresa anunciou a suspensão de forma pró-ativa de parte dos servidores dos sites Sou Barato e Shoptime.

Também foram afetados os aplicativos das marcas online da gigante do varejo. Embora os produtos estejam visíveis nos portais, não é possível realizar compras ou clicar nos itens. De acordo com os cálculos dos analistas, levando em conta a venda de terceiros, o prejuízo com portais suspensos pode chegar a R$ 100 milhões por dia.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Veja 7 respostas para dúvidas mais comuns envolvendo sites e apps do Grupo.

Quando os sites da Americanas ficaram fora do ar?

A dificuldade de acesso aos sites da Americanas e da Submarino teve início no sábado (19). Naquele dia, a companhia informou aos investidores que suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste sábado, “assim que identificou risco de acesso não autorizado”.

Ainda em nota, a Americanas disse que os ambientes foram normalizados às 15h16 de sábado e que, na ocasião, não havia evidência de comprometimento das bases de dados.

Os sites voltaram a ficar ativos em seguida, mas foram suspensos novamente na madrugada de domingo (20).

A empresa emitiu um segundo comunicado aos investidores e disse que os sites foram suspensos. “A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”, dizia a nota.

Na segunda-feira (21), as redes sociais e os sites do grupo Americanas foram atualizados com uma mensagem semelhante ao comunicado divulgado no dia anterior.

“A companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível.”

Por que os sites do grupo Americanas saíram do ar?

A companhia informou que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou um “acesso não autorizado”.

A companhia reiterou que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. Não se sabe, até o momento, porém, o que especificamente levou a companhia a suspender o acesso aos portais.

Os aplicativos foram afetados?

É possível acessar os aplicativos e navegar pelas páginas principais, mas logo na sequência as plataformas retornam a mensagem de “Falha na conexão”, informando que não foi possível conectar ao servidor”.

Em alguns casos, passam a ser exibidas mensagens com o “comunicado importante” da companhia, reiterando que “por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível.”

As lojas físicas foram prejudicadas?

Segundo comunicado da Americanas, as Lojas Americanas em ruas e shoppings não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.

As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”, diziam os comunicados da empresa.

Os dados dos consumidores foram comprometidos?

A empresa informou, no comunicado de sábado, que não houve evidência de comprometimento das suas bases de dados.

Os pedidos feitos online foram afetados?

A empresa não mencionou em comunicado se os pedidos feitos on-line foram afetados. No entanto, em resposta a seguidores do grupo no Twitter, a Americanas informou que “Todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos”.

Foi um ataque hacker?

A Americanas não confirma ter sido alvo de ataque hacker, embora hajam especulações sobre o assunto nas redes sociais.

Com informações do g1 e O Globo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS