Twitter suspende contas de vários jornalistas sem dizer o motivo

Elon Musk tem adotado medidas que aumentaram a confusão em relação às políticas de conteúdo da rede social

Foto: Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters
Foto: Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters

O Twitter suspendeu as contas de vários jornalistas na quinta-feira sem especificar publicamente o motivo, uma última decisão pouco transparente da plataforma agora sob controle do bilionário Elon Musk.

As contas pertenciam a jornalistas de publicações como CNN, Washington Post, New York Times e Mashable. Representantes dos veículos disseram que não receberam nenhuma explicação sobre o motivo da suspensão das contas.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ella Irwin, chefe de Confiança e Segurança do Twitter, se recusou a comentar, em um e-mail, sobre contas de usuários específicas.

Na quinta-feira, o Twitter também suspendeu a conta oficial do Mastodon, plataforma concorrente de mídia social que ganhou destaque nos últimos meses, também sem explicação. Um representante do Mastodon não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Últimas em Ações

A medida para suspender as contas dos jornalistas é a mais recente reviravolta na administração de Musk de uma plataforma que ele disse que pretende transformar em um bastião da liberdade de expressão, com regras transparentes que governam quaisquer decisões de conteúdo.

Ele tomou várias medidas que aumentaram a confusão em relação às políticas de conteúdo do Twitter sob sua supervisão, incluindo a decisão de suspender a conta de Kanye West depois que o rapper postou uma imagem da suástica em um tweet. Também dissolveu repentinamente o Conselho de Confiança e Segurança do Twitter, um coleção de grupos externos com seis anos de idade que aconselhavam a plataforma a aplicar suas políticas de conteúdo.

O e-mail de Irwin e um tuíte de Musk sugeriram uma ligação entre a suspensão e um episódio no dia anterior em que a plataforma suspendeu uma conta que rastreava e tuitava os movimentos do jato particular de Musk usando informações públicas. A conta chamada ElonJet era administrado por um estudante da University of Central Florida chamado Jack Sweeney e tinha cerca de 500 mil seguidores.

Uma notificação na conta diz: “O Twitter suspende contas que violam as regras do Twitter”. Sweeney observou a suspensão em sua conta pessoal antes que essa conta também fosse interrompida.

O Twitter também suspendeu na quarta-feira várias outras contas de Sweeney que rastreavam os voos de figuras públicas.

No mesmo dia, o Twitter mudou sua política de informações privadas para proibir o compartilhamento da localização ao vivo de outras pessoas na maioria dos casos.

Musk tuitou no mês passado: “Meu compromisso com a liberdade de expressão se estende até mesmo a não banir a conta que segue meu avião, mesmo que isso seja um risco direto à segurança pessoal”. Na quarta-feira, porém, ele comparou a prática a doxxing, ou a publicação de informações privadas on-line com intenção maliciosa, tuitando: “A postagem em tempo real da localização de outra pessoa viola a política de doxxing, mas a postagem atrasada de locais é ok”.

Musk também disse que o Twitter bloquearia contas que publicam links para sites com informações de localização em tempo real.

Pelo menos alguns dos jornalistas cujas contas foram suspensas haviam tuitado na quinta-feira referindo-se à conta ElonJet, cujas versões permanecem ativas em outras plataformas.

O jornalista do Mashable que foi suspenso disse que não compartilhou nenhum dado de localização, de acordo com os novos termos do Twitter, nem compartilhou nenhum link para ElonJet ou outras contas de rastreamento de localização.

Irwin disse em seu e-mail: “Sem comentar sobre nenhuma conta de usuário específica, posso confirmar que suspenderemos todas as contas que violarem nossas políticas de privacidade e colocarem outros usuários em risco”.

Irwin citou a atualização da política do Twitter na quarta-feira que proíbe a postagem de “informações de localização ao vivo”, incluindo rotas de viagem ou outras informações. “Não abrimos exceções a esta política para jornalistas ou quaisquer outras contas”, acrescentou Irwin.

Musk twittou na noite de quinta-feira: “As mesmas regras de doxxing se aplicam a ‘jornalistas’ e a todos os outros.”

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em X (Twitter)


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS