Bolsas avançam na Europa com expectativa de queda da inflação nos EUA

A notícia mais esperada da semana é a divulgação da inflação americana para o mês de agosto

Confira o desempenho das bolsas europeias - Foto: Unspash
Confira o desempenho das bolsas europeias - Foto: Unspash

Os principais índices acionários europeus avançam nesta segunda-feira (12) seguindo os ganhos das bolsas asiáticas.

Investidores esperam também que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que será divulgado na terça-feira (12), mostre uma redução da inflação americana antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), marcada para a semana que vem.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Às 8h, o índice Stoxx 600 avançava 1,11%, a 425,05 pontos. A bolsa de Paris (CAC-40) sobe 1,27%, enquanto a de Frankfurt (DAX) tem valorização de 1,64% e a de Londres (FTSE-100) avançava 1,32%.

A notícia mais esperada da semana é a divulgação do CPI dos Estados Unidos para o mês de agosto. De acordo com a UBS Global Wealth Management, o CPI dos EUA provavelmente deve cair em agosto, mas o pico de inflação ainda não foi alcançado na zona do euro ou no Reino Unido.

“Acreditamos que o Fed deve exigir pelo menos três meses de dados de inflação tranquilizadores – juntamente com evidências de um mercado de trabalho esfriando – antes de considerar suavizar seu tom na política monetária.”

Guerra no radar

Os agentes também acompanham a guerra entre Rússia e Ucrânia, que segue vigente desde o mês de fevereiro. Kiev anunciou que conseguiu retomar algumas áreas dominadas pelos russos, animando os mercados com a possibilidade de negociações de paz entre os dois países.

No front dos dados, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% em julho, ante uma contração de 0,6% em junho, de acordo com dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) divulgados nesta segunda-feira. Economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” esperavam que a economia tivesse alta de 0,3%.

Entre os índices setoriais do Stoxx 600, a maior alta da sessão fica com o setor de automóveis e peças, com valorização de 2,37%. O segmento bancário também tem forte avanço, com alta de 2,04%. Nenhum setor está em queda na manhã de hoje.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS