Black Friday ruim coloca Americanas entre as maiores quedas; veja as piores e melhores ações da Bolsa

Black Friday fraca impactou diretamente o desempenho das varejistas na Bolsa, que sofreram com quedas ao longo do dia

Fachada de uma unidade das Lojas Americanas (Foto: Wikimedia)
Fachada de uma unidade das Lojas Americanas (Foto: Wikimedia)

As vendas no e-commerce durante a Black Friday caíram 23% na Black Friday de 2022 em comparação com o evento de 2021, segundo dados da NielsenIQ|Ebit. Os números do ano passado já estavam aquém da média, e sofreram mais um tombo neste ano.

O resultado ruim impactou diretamente o desempenho das varejistas na Bolsa, que sofreram com quedas ao longo do dia. O destaque negativo fica com a Americanas.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A empresa não publicou seu desempenho em vendas na data, mas, em nota, ressaltou pontos positivos, como o aumento de itens comercializados especificamente durante a sua “live” que mais que dobraram no período, além da alta de 60% em downloads do “app” Americanas durante a live.

Ainda assim, o mercado não se animou com o desempenho da varejista, que caiu quase 10%.

Ser Educacional entre as piores

Outra empresa com desempenho ruim foi a Ser Educacional, a terceira maior queda entre empresas com volume na casa dos milhões ou acima disso.

Na semana passada, o Cade aprovou a compra do Centro Universitário 7 de Setembro pela Ser. A empresa anunciou em novembro prejuízo no terceiro trimestre de R$ 30,4 milhões, o que também tem impactado o valor dos papéis.

Altas

Entre as altas, destaque para a Boa Vista Serviços, empresa de dados voltados para análise de crédito, que subiu quase 6% no pregão do dia, ocupando a liderança entre as empresas com volume na casa dos milhões ou mais.

Outro destaque é a Rumo Logística. Há duas semanas, a empresa concretizou a venda de 80% da Elevações Portuárias e anunciou a possibilidade de incremento de R$ 550 milhões nos resultados finais de 2022 após operações de venda.

Confira as melhores da Bolsa

  • Boa Vista (BOAS3) +6,74%
  • Rumo Logística (RAIL3) +3,64%
  • Fertilizantes Heringer (FHER3) +3,48%
  • Bradespar (BRAP3) +2,57%
  • Pardini (PARD3) +2,52%

Veja as piores do dia

  • WestWing (WEST3) -11,34%
  • Americanas (AMER3) -9,68%
  • Ser Educacional (SEER3) -8,61%
  • Tenda (TEND3) -8,58%
  • Sequoia (SEQL3) -7,67%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS