Melhores e piores da Bolsa: Gafisa vai do céu ao inferno, e petroleiras saem como grandes vencedoras

Veja as ações que registraram os maiores ganhos e as piores perdas na Bolsa nesta quarta, 11 de janeiro

Gafisa tem mais de 100% de valorização na bolsa no último mês - Foto: divulgação
Gafisa tem mais de 100% de valorização na bolsa no último mês - Foto: divulgação

A Gafisa vive dias de forte oscilação na Bolsa. Depois de registrar bons resultados ao longo das últimas semanas durante discussão sobre o aumento de capital, a empresa registra nesta quarta (11) a maior queda da Bolsa entre empresas com volume na casa dos milhões ou acima disso pelo segundo dia seguido.

A empresa chegou a ficar entre as melhores do pregão no começo do dia, batendo R$ 20,15 de máxima, mas fechando em R$ 14,90.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Na terça, a empresa tinha fechado o pregão com queda de 27,77%, a pior do dia. Nesta quarta, perdeu mais 10,61% do valor de suas ações. O resultado de hoje foi impactado pela divulgação de pedido de falência da SBS Special Building Systems Engenharia, parceira da Gafisa em obras.

A Gafisa disse que não recebeu comunicação sobre pedido de falência da parceira e afirmou que “a utilização indevida do pedido de falência pode resultar na indenização por perdas e danos”, diz o comunicado.

Espaçolaser devolve ganhos

Entre as piores também está a Espaçolaser, que reverteu ganhos registrados na última sessão, quando liderou as altas.

No campo negativo, destaque também para a Guararapes, dona da Riachuelo, que sofreu os impactos relacionados ao anúncio do fechamento de sua fábrica no Ceará, com a demissão de quase 2 mil trabalhadores.

As ações ordinários e preferenciais da Oi fecham o grupo de piores quedas da Bolsa nesta quarta.

Vencedoras

Na ponta de cima, os destaques ficam por conta de algumas empresas relacionadas ao petróleo, com destaque para a 3R e Prio, antiga PetroRio, que lideraram as altas entre empresas com volume na casa dos milhões ou mais.

Os contratos de petróleo encerraram a sessão em alta firme pela quinta sessão consecutiva, superando os 3% de ganhos, em meio ao otimismo sobre a demanda da commodity, o que ajudou a catapultar o valor das ações das petroleiras.

No setor de energia, destaque também para a Raizen, que subiu quase 7% na sessão.

Minerva e Hapvida completam a lista das melhores do dia.

Confira as maiores altas

  • 3R Petroleum (RRRP3) +13,63%
  • Prio (PRIO3) +7,76%
  • Minerva (BEEF3) +7,73%
  • Raizen (RAIZ4) +6,86%
  • Hapvida (HAPV3) +6,72%

Veja as piores quedas

  • Gafisa (GFSA3) -10,61%
  • Espaçolaser (ESPA3) -10,46%
  • Oi (OIBR3) -7,69%
  • Oi (OIBR4) -7,23%
  • Guararapes (GUAR3) -6,75%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS