Orizon (ORVR3): que ação é essa que entrou nas recomendações do Itaú BBA?
Banco de investimentos retirou Minerva (BEEF3) de sua carteira de small caps
Entra Orizon (ORVR3), sai Minerva (BEEF3). O Itaú BBA informou uma mudança em sua Carteira Small Caps, composta por dez recomendações de ações de valor de mercado
inferior a R$ 10 bilhões.
Em relatório assinado por Victor Natal, estrategista de ações para pessoa física, o banco de investimentos explica que a troca de posições ocorre após o anúncio “inesperado” da exportadora de carne bovina, que comprou 16 plantas de abate da Marfrig (MRFG3) em agosto.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Acreditamos que a Minerva posterga a geração de valor da companhia para o médio/longo prazo, enquanto o setor de proteínas tem sido, historicamente, impulsionado por dinâmicas de curto prazo. Mesmo com o sólido histórico de integração em fusões e aquisições passadas da companhia, optamos por adotar uma postura mais conservadora e encerrar nossa exposição ao nome”, aponta o especialista.
O texto lembra que o Itaú BBA já revisou para baixo as estimativas da companhia, o que também sustenta a opção por retirar o papel da carteira agora.
Últimas em Ações
“Embora a transação esteja alinhada com os objetivos de longo prazo da companhia, a aquisição adia a esperada desalavancagem de Minerva e posterga os benefícios do ciclo bovino mais favorável no Brasil, mudando nossa tese de investimento da empresa para uma história de execução. Desde o anúncio da aquisição, o papel já apresentou mais de 25% de queda, refletindo a falta de visibilidade nas estimativas para os novos ativos”, segue o relatório.
A nova recomendada
No lugar na lista de small caps preferidas, o Itaú BBA adiciou a Orizon, empresa focada na valorização de resíduos.
“A companhia, que começou a observar a retomada de volume em suas operações, anunciou recentemente uma joint venture com a Compass para investir numa planta de produção de biometano, mercado ainda incipiente no Brasil, mas já desenvolvido em países da Europa e Estados Unidos”, detalha Victor Natal.
“A planta deve ficar pronta e começar a operar em 2025 e a expectativa da companhia é que o consumidor pagará um prêmio pelo biometano — pelo fato dele ser um renovável — o que deve fazer com que as margens do negócio sejam superiores às do gás natural”, continua o relatório.
O estrategista indica que, ainda no tema sustentabilidade, a Orizon está em processo final de adquirir o certificado de crédito de carbono. “Atividade que pode gerar um impulso adicional em sua receita nos próximos trimestres”, afirma.
Por fim, no trecho que traz mais dados da empresa, o especialista do banco destaca que ela hoje conta com quatro linhas de negócios, abrangendo 15 ecoparques espalhados por 10 estados brasileiros.
“Fundada em 2009, a companhia realizou seu IPO em 2021 e, desde então, vem entregando de maneira sólida seu planejamento de expansão. A Orizon utiliza das suas operações de gestão de aterros sanitários para geração de biogás, energia renovável, créditos de carbono e biometano”, informa.
“Com isso, a empresa vem unindo inovação, tecnologia e resíduos para o desenvolvimento de negócios sustentáveis em diferentes cadeias de produção e consumo”, completa no relatório.
Composição atual da Carteira Small Caps
PetroReconcavo (RECV3)
3R Petroleum (RRRP3)
Smartfit (SMFT3)
Orizon (ORVR3)
M. Dias Branco (MDIA3)
Vivara (VIVA3)
Cyrela Realty (CYRE3)
3tentos (TTEN3)
Track & Field (TFCO4)
Alupar (ALUP11)