Nubank e C6 lançam ferramentas para aumentar segurança e dificultar golpes
O Nubank lançou a central de segurança SOS Nu, enquanto o C6 lançou a funcionalidade "Locais Seguros"
Dois bancos digitais lançaram esta semana novas ferramentas para aumentar a segurança das transações e dificultar golpes financeiros. Para ajudar e orientar os clientes, o Nubank lançou o SOS Nu, central de segurança com informações, dicas e procedimentos que explicam como agir em situações adversas e de comprometimento de dados pessoais.
A plataforma do Nubank detalha cada passo a ser seguido se algo acontecer e também como proteger as informações e o acesso a elas, independentemente do provedor ou modelo de telefone celular. “Queremos que nossos clientes possam se proteger e ter fácil acesso ao que precisam saber nessa hora difícil. Muitas vezes, esses casos são reflexos de engenharia social, e os criminosos estão sempre encontrando novas maneiras de encontrar suas vítimas”, afirma Cristina Junqueira, co-fundadora e CEO do Nubank no Brasil.
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No SOS Nu é possível acessar o conteúdo sobre fraudes envolvendo perda de senha, boleto falso, clonagem de cartão, golpe via Pix ou WhatsApp, roubo de celular, entre outros. “O SOS Nu chega para ser uma ferramenta de utilidade pública necessária no combate ao problema de segurança pública que temos no Brasil. Iremos constantemente atualizar esse conteúdo”, completa Junqueira.
Já o C6 Bank lançou uma ferramenta inédita para oferecer mais segurança aos investidores. Chamada de “Locais Seguros”, a nova funcionalidade permite que o cliente escolha os lugares geográficos onde as informações sobre investimento podem aparecer na tela do aplicativo. Fora desses locais cadastrados, a carteira aparecerá zerada e não será possível realizar transações.
“A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de aumentar a segurança dos clientes e impedir que os recursos sejam acessados por terceiros, em situações de risco”, explica José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank. É possível cadastrar quantos endereços o cliente desejar, mas é preciso aguardar três dias para ter a validação do banco – o que também é uma medida de segurança.
A nova funcionalidade vem sendo desenvolvida pela equipe de segurança do C6 Bank desde o início do ano como parte do esforço para proteger os clientes do aumento de casos de roubo no país. A novidade está disponível, inicialmente, na plataforma de investimentos, mas o banco estuda ampliar a função “Locais Seguros” para outras áreas do aplicativo.
Em abril, o C6 Bank passou a contar com uma camada adicional de proteção para transações realizadas no aplicativo. Em transações financeiras consideradas de risco, o banco exige que usuário faça uma biometria facial e só permite que a transferência seja efetivada se a imagem estiver registrada em seu banco de dados. Se um rosto diferente ao do dono da conta for exibido na biometria, o app será desativado permanentemente naquele aparelho.