Multiplan (MULT3) vê potencial para mais expansões, com vendas em alta e shoppings cheios
A companhia teve lucro líquido de R$ 263,4 milhões no terceiro trimestre de 2023, alta de 41,5% ante o mesmo período do ano passado
A Multiplan (MULT3) abriu a temporada de balanços de shoppings mostrando uma evolução significativa dos seus dados operacionais. A companhia reportou alta nas vendas, nos aluguéis e na ocupação dos empreendimentos. Diante dos números robustos, a Multiplan vê a possibilidade de iniciar novos projetos de expansão da área dos seus shoppings, de forma a abrigar mais lojistas e diversificar o mix de atração para os consumidores.
“Vemos isso como uma tendência. Já lançamos as expansões dos shoppings Barigui e DiamondMall ao longo do ano e tem outras que nós consideramos fazer no curto prazo”, disse o vice-presidente financeiro e de relações com investidores, Armando D’Almeida, em entrevista ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
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A ocupação média dos 20 shoppings que compõem o grupo subiu para 96,1% no terceiro trimestre, atingindo a marca de 96,4% no mês de setembro. Há casos de centros de compras quase sem espaço para chegada de novos lojistas. São eles: Morumbi (99,3% da área ocupada), São Caetano (98,6%) e Jundiaí (98,6%), que despontam como favoritos para crescer. Todos já têm projetos que aumentariam a área de cada um em pelo menos 10%, o que poderia endereçar a demanda do varejo por espaços.
D’Almeida ponderou que a ocupação alta é um dos gatilhos, mas não o único fator para a tomada de decisão de crescimento. “Vemos também a necessidade de aprimorar o mix e trazer coisas novas. Para fazer mais do mesmo não compensa”, diz.
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Outra questão é o retorno da alocação de capital – algo que ainda é inibido pelos juros altos – e o cuidado com a alavancagem. Os investimentos da Multiplan somaram R$ 94 milhões no terceiro trimestre e R$ 363 milhões no acumulado de janeiro a setembro. Do total no ano, R$ 85 milhões foram para expansão e desenvolvimento de projetos. E o número continuará crescendo.
Neste mês de outubro, o conselho de administração da Multiplan autorizou a emissão de R$ 600 milhões em certificados de recebíveis imobiliários (CRIs). O dinheiro será usado para o crescimento das operações, disse D’Almeida.
Ainda segundo o executivo, o aumento das vendas ao longo do ano tem reforçado o otimismo da companhia. A expectativa é de um movimento saudável no fim de ano, com bons resultados no Natal e na Black Friday. As vendas totais dos lojistas dos shoppings da Multiplan aumentaram 8,1% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, para R$ 5,2 bilhões. No ano, a alta foi de 9,5%, chegando a R$ 13,7 bilhões.
“Isso, por si só, já é razão de comemoração. Não posso deixar de ficar otimista para o quarto trimestre”, afirmou.
A companhia também antecipou os dados de outubro. Nos primeiros 25 dias do mês, as vendas dos lojistas já foram 5,7% maiores do que no mesmo mês do ano passado. D’Almeida reiterou que o crescimento da ocupação e alta nas vendas é reflexo da migração gradual das lojas de ruas para os shoppings, combinado com o esforço da companhia de “lapidar” o mix de operações de acordo com o gosto dos consumidores.
Nesse contexto, os pontos de gastronomia, lazer e serviços têm ganhado participação no portfólio. Outro ponto importante tem sido a realização de eventos variados para atrair o público para dentro dos shoppings. A Multiplan registrou 297 eventos no terceiro trimestre (alta de 38% na comparação anual) passando por festa junina, feira de adoção de animais, a happy hour, entre outros. No ano, foram 801 eventos.
Mais sobre o desempenho da Multiplan no 3T2023
A Multiplan teve lucro líquido de R$ 263,4 milhões no terceiro trimestre de 2023, alta de 41,5% ante o mesmo período do ano passado, conforme balanço publicado na quinta-feira (26). A melhora do resultado foi puxada pelo aumento das receitas com aluguéis de lojistas, estacionamentos e vendas de imóveis.
“O forte desempenho operacional impulsionou o resultado da companhia. Essas melhorias geraram aumento de receitas, redução de despesas, maiores margens e novos recordes”, descreveu a administração na sua apresentação de resultados.
O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou R$ 406,3 milhões, crescimento de 21,9% na mesma base de comparação anual. A margem Ebitda cresceu 6,2 pontos porcentuais, para 79,4%. O FFO (lucro líquido excluindo depreciação, amortização e efeitos não caixa) ajustado chegou a R$ 327,7 milhões, avanço de 27,3%, enquanto a margem FFO teve um aumento de 7,5 pontos porcentuais, para 64,0%.
Os dados no critério ajustado excluem o efeito das despesas com remuneração baseada em ações. Sem isso, o Ebitda aumentou 21,1%, para R$ 390,8 milhões, e o FFO cresceu 26,5%, para R$ 312,4 milhões.
A Multiplan destacou que FFO, Ebitda e lucro atingiram os valores mais elevados já reportados para um terceiro trimestre. A receita líquida totalizou R$ 511,7 milhões, alta de 12,3%. A receita com locação de espaços nos shoppings cresceu 4,0%, para R$ 394,0 milhões, com reajuste nos valores dos aluguéis e alta da ocupação. A receita de estacionamentos aumentou 14,9%, chegando a R$ 73,4 milhões, devido ao aumento no fluxo de carros e, principalmente, a subida no valor das tarifas.
Além disso, o faturamento com venda de imóveis subiu 69%, para R$ 28,6 milhões. Outro ponto importante foi o crescimento de 62,4% na receita de serviços, para R$ 48,7 milhões, devido à subida das taxas de administração dos shoppings.
As despesas gerais e administrativas da Multiplan subiram 12,7%, para R$ 45,1 milhões. A Multiplan chegou ao fim do terceiro trimestre com dívida líquida de R$ 1,9 bilhão, patamar 2% menor na comparação com o segundo trimestre deste ano. A alavancagem (medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda) ficou em 1,32 vez.
Com informações do Estadão Conteúdo