Mercado Livre lucra US$ 165 milhões no 4º tri e reverte prejuízo do ano anterior         

No Brasil, a receita cresceu 36% no 4º tri, para US$ 1,53 bilhão; Na Argentina subiu 50%, para US$ 713 milhões; E no México avançou 55%, para US$ 607 milhões

Mercado Livre (MELI34). Foto: Rafael Henrique/Reuters
Mercado Livre (MELI34). Foto: Rafael Henrique/Reuters

O Mercado Livre registrou lucro líquido de US$ 165 milhões no quarto trimestre do ano passado, revertendo o prejuízo de US$ 46 milhões do mesmo período de 2021. Entre janeiro e dezembro de 2022, a companhia lucrou US$ 482 milhões, alta de 480% ante os US$ 83 milhões de 2021.

A receita do Mercado Livre somou US$ 3 bilhões entre outubro e dezembro, alta anual de 40%. No acumulado dos 12 meses de 2022, o montante saltou 49%, alcançando US$ 10,53 bilhões.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No Brasil, a receita cresceu 36% no último trimestre de 2022, para US$ 1,53 bilhão. Na Argentina, subiu para US$ 713 milhões, alta de 50%. Enquanto isso, no México, a receita passou para US$ 607 milhões nos últimos três meses de 2022, um avanço de 55% em base anual. Em outros países, a receita somou US$ 150 milhões, ante US$ 136 milhões no quarto trimestre de 2021.

A linha de e-commerce registrou forte desempenho no quarto trimestre, ajudando a encerrar um ano positivo. O valor bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) acelerou para 35% no quarto trimestre de 2022, com o Brasil apresentando 22% de crescimento e o México 28%.

No relatório de resultados, a companhia destaca ainda que a campanha de Black Friday no Brasil superou “significativamente” um mercado fraco, um dos destaques em um ano de grandes ganhos de participação em diferentes geografias.

“Esses ganhos foram alcançados não com balas de prata, mas com investimento e execução consistentes em todos os aspectos de nossa proposta de valor durante um período prolongado”, diz a empresa no documento.

A fintech do Mercado Livre também mostrou um desempenho robusto no período. Os usuários ativos exclusivos chegaram a quase 44 milhões no quarto trimestre de 2022, alta de 27% em relação ao ano anterior, enquanto o volume total de pagamentos (TPV) cresceu 45% em dólares americanos.

Um forte desempenho fora da plataforma elevou o volume total de pagamentos trimestral nesse critério para mais de US$ 25 bilhões pela primeira vez, segundo a companhia. “Esta é uma grande conquista, colocando-nos em uma taxa de execução anualizada de mais de US$ 100 bilhões”, diz.

As ações do Mercado Livre registravam alta de 5,91% no pós-mercado da Nasdaq, em Nova York, cotadas a US$ 1.195,50. No pregão regular, os papéis subiram 1,60%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS