Operações de curto e longo prazo realmente são diferentes?

Será que a análise gráfica não poderia ajudar os dois na hora de escolher as Ações?

A questão dos prazos aflige os investidores e os especuladores, e pergunto: será que eles são tão diferentes assim? - (Foto: Getty Images)
A questão dos prazos aflige os investidores e os especuladores, e pergunto: será que eles são tão diferentes assim? - (Foto: Getty Images)

Uma das primeiras lições que aprendemos na nossa vida como investidores é a de olhar para o investimento a longo prazo. É bastante comum, aliás, começar a operar na Bolsa de Valores usando a estratégia de comprar uma ação e pensar em vendê-la depois de 5, 7 ou 10 anos.

Por outro lado, temos os traders no mercado. Esses, muitas vezes, negociam ações com base em gráficos de 5 ou 30 minutos e raramente levam suas posições para o dia ou semana seguinte.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Traders e olhar para investimento a longo prazo

Isso posto, é errado afirmar que tanto os investidores quanto os traders olham para o longo prazo? Afinal, nos mais de seis anos em que tenho contato diário com os dois públicos, eu nunca conheci um trader que ficaria satisfeito em fazer operações de day trade durante anos e, no final de tudo isso, descobrir que teve prejuízo.

E é sobre isso que quero conversar com vocês hoje.

Últimas em Ações

Quero começar contando uma história de um cliente que eu atendia quando trabalhava como trader nos escritórios do íon. Esse cliente, desde o começo, tinha bastante orgulho de ser “day trader” e só me pediu na época uma plataforma para fazer suas operações.

Eu o atendi da melhor forma que pude, lhe desejei boa sorte nas operações e poucas vezes conversei com ele depois disso. Sinceramente, esperava que ele fosse desistir de ser “day trader” e, depois de 2 ou 3 meses, voltaria ao jeito “correto” de investir. Ou seja, comprando ações e olhando para o investimento a longo prazo.

Afinal, eu sabia que a maioria dos traders desistiam no meio do caminho. Eu pensava: se já é difícil ser um trader, imagina um “day trader”. Mas, passados 3 anos dessa primeira conversa com esse cliente, o que aconteceu? Ele não estava apenas com o resultado positivo, mas, sim, bastante positivo.

Detalhe: esses 3 anos eram 2019, 2020 e 2021, anos difíceis para a nossa Bolsa e nos quais, inclusive, muitos investidores de longo prazo fecharam no negativo.

Ações como investimento a longo prazo

Foi pensando nesse caso que eu cheguei a uma conclusão: você pode operar Ações pensando só no longo prazo, mas pode pensar no longo prazo também como uma sucessão de vários curtos prazos.

Faz sentido? A ideia aqui é nunca tirar o foco do seu resultado nos anos à frente. Mesmo que você opere todo dia.

E como a análise gráfica se encaixa nisso?

Para o trader, a resposta é direta: é a principal ferramenta, se não a única, que ele possui para fazer operações de curto prazo. Para o investidor que quer investimento a longo prazo, ele pode usar a análise gráfica para escapar de algumas armadilhas perigosas. Como, por exemplo, vender uma ação que atinge o ponto de stop antes dela iniciar uma tendência de baixa de longo prazo que a derrube 70 ou 80% (isso é mais comum do que parece). Afinal, nem toda ação, se você carregar por tempo suficiente, vai voltar para o positivo.

Então, no final das contas, o longo prazo é diferente para o investidor e o trader? A resposta é não. Na minha visão, a única diferença entre os dois é o jeito que eles enxergam e pensam o longo prazo.

Texto de Lucas Piza

É muito importante que você conheça, e que seus investimentos se adequem ao seu perfil de investidor – basta preencher um rápido questionário e você pode atualizá-lo sempre que necessário. Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui nem deve ser interpretado como recomendação quanto à manutenção, compra ou venda de ativos financeiros e valores mobiliários. Não é considerado o perfil específico de um determinado investidor. Preços, taxas e disponibilidade de investimentos estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Este material e a rentabilidade passada não contêm ou representam garantia de rentabilidade futura. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade por prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora. O mercado de bolsa de valores é considerado de alto risco porque pode sofrer grandes oscilações causadas por alterações políticas e econômicas, entre outras, no Brasil, exterior e emissor. Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com a Central de Atendimento: para correntistas 4004-4828* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades) em dias úteis, das 9h às 18h, ou acessar a sessão Atendimento no website www.itaucorretora.com.br, clicando em “Saiba Mais”. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação local.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações Baratas


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS