IBOV deve ter um dos maiores ganhos semanais de 2024 com Vale (VALE3) derrubando perdas anuais pela metade

VALE3 é um dos destaques da semana, chegando a subir perto de 5% em algumas sessões, algo bastante raro

Logo da mineradora Vale (VALE3) - Foto: Washington Alves/Reuters
Logo da mineradora Vale (VALE3) - Foto: Washington Alves/Reuters

Os anúncios da China sobre novos pacotes de incentivo econômico e monetário impulsionaram ativos da bolsa de valores nesta semana. Assim, o Ibovespa caminha para um dos melhores resultados semanais do ano.  

Nesse sentido, perto das 13h15 desta sexta-feira (27), o índice subia 1,60% na semana, com ganho diário de 0,11%. Com isso, o índice anota o quinto melhor resultado semanal do ano, segundo levantamento da Elos Ayta a pedido da Inteligência Financeira. Os outros recordes são de agosto, junho, julho e maio.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Maiores altas
semanais do ano
Semana (data final)RetornoPontuação
9 de agosto3,78%130.614
16 de agosto2,56%133.953
28 de junho2,11%128.896
5 de julho 1,91%126.267
27 de setembro 1,60%133.131
3 de maio1,57%128.508
Fonte: Dados da B3 e organização da Elos Ayta e da Inteligência Financeira.

Vale dispara, reduz à metade as perdas anuais e carrega Ibovespa

A Vale (VALE3) é um dos destaques da semana, chegando a subir perto de 5% em algumas sessões, algo bastante raro para a ação mais relevante da bolsa de valores.

As ações da mineradora subiam 13% na semana. No dia, a VALE3 subia quase 1%. Com isso, a queda da companhia na bolsa em 2024 – que chegou a bater -20% no ano foi atenuada para -9%.

Últimas em Ações

Futuro da China

Por outro lado, o otimismo com a China pode ser exagerado. Isso porque não se trata de uma recuperação no setor imobiliário chinês. A afirmação é do economista-chefe do banco Master, Paulo Gala.

“A infraestrutura e os prédios já estão construídos. Por isso, dificilmente veremos um crescimento acelerado (desse setor) na China”, diz.

“Claro que esses cortes de juros ajudam a reciclar as dívidas de tudo que foi construído em excesso. Isso dá um repique no minério de ferro e pode afetar o petróleo. Contudo, não consigo ver um boom de commodities. Trata-se mais de uma transição para um pouso suave”, acrescenta

Anúncios na China

O Politburo prometeu intensificar os estímulos monetários e fiscais para dar apoio à economia chinesa. O anúncio veio após o banco central do país divulgar diversas medidas de estímulo na parte monetária e de crédito no início da semana.

Anteriormente, a China já havia dito que cortará a quantidade de dinheiro que os bancos devem manter como reserva. Além disso, o país reduzirá a taxa de recompra reversa de sete dias para 1,5%, ante 1,7%. Essa taxa é a principal da política monetária da China.

Hoje, o Politburo voltou a se pronunciar sobre o assunto e reconheceu que novos problemas surgiram na economia chinesa.

Assim, o órgão, que inclui o presidente Xi Jinping, pede que políticas adicionais sejam introduzidas para lidar com eles, sugerindo que o pacote de estímulo anunciado na terça-feira pode ser seguido por outras medidas nas próximas semanas.

A análise é do economista da Capital Economics, Julian Evans-Pritchard.

Efeito sobre o minério e sobre o Ibovespa

O estímulo está elevando o sentimento no mercado de commodities, escrevem os analistas da ANZ Research em uma nota. Isso tem ajudado a impulsionar o Ibovespa hoje e na semana.

Então, a medida impulsiona os futuros do minério de ferro acima de US$ 100 por tonelada.

Além da Vale, outras empresas do segmento, como CSN, CSN Mineração, Gerdau e Usiminas, também são beneficiadas pelas medidas. Assim, por ser importante no Ibovespa, o setor contribui para a alta geral do índice.

Por fim, o contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Commodidades de Dalian está 3,4% mais alto, a 743,0 yuan por tonelada.

Com informações do Valor Econômico.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS