Índices de NY fecham em forte queda; payroll indica manutenção do aperto monetário

Taxa de desemprego caiu, sinalizando uma margem para que o Federal Reserve (Fed) siga com uma política de apertos monetários mais agressivos

Wall Street, o centro financeiro dos Estados Unidos (Foto: Aditya Vyas/Unsplash)

Os índices de ações dos EUA recuam nesta sexta-feira (7) após a divulgação do relatório de geração de empregos nos Estados Unidos em setembro, o payroll.

Apesar do indicador ter vindo abaixo do esperado pelo mercado, a taxa de desemprego caiu, sinalizando uma margem para que o Federal Reserve (Fed) siga com uma política de apertos monetários mais agressivos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Dow Jones fecha em queda de 2,11%. O Nasdaq cai 3,80% e o S&P 500, 2,80%.

Mercado de trabalho segue forte

De acordo com dados do Departamento de Trabalho americano, os Estados Unidos criaram 263 mil vagas de trabalho em setembro.

O dado aponta para uma criação de emprego abaixo do que o projetado por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 275 mil vagas. Na última leitura, referente a agosto, a geração foi de 315 mil postos.

Já a taxa de desemprego, que estava em 3,7% na leitura anterior, agora caiu para 3,5%. A expectativa de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” era que essa taxa ficasse em 3,7%.

“O ganho de 263 mil vagas no payroll em setembro é outro sinal de que as condições do mercado de trabalho estão esfriando. Mas com a taxa de desemprego caindo para 3,5%, é improvável que o relatório altere significativamente a visão do Fed de que o mercado de trabalho está ‘desequilibrado’”, afirma Andrew Hunter, economista sênior para EUA da Capital Economics.

“O resultado é que ainda há poucos sinais de que a escassez de trabalhadores será resolvida por uma oferta muito mais forte, com o ajuste precisando vir por meio de uma demanda de trabalho mais fraca”, acrescentou Hunter.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS