Bolsas NY: Ações tiveram um início de ano estelar com índices registrando fortes ganhos em janeiro
Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq acumularam no mês ganhos de 2,83%, 6,18% e 10,68%, respectivamente.
As bolsas de Nova York fecharam em alta forte hoje enquanto investidores aguardam pela decisão monetária de amanhã do Federal Reserve (Fed). O mercado reagiu a balanços do quarto trimestre e dados que reforçaram a tendência de queda na inflação e atividade dos EUA.
O índice Dow Jones subiu 1,09%, a 34.086,040 pontos, o S&P 500 teve alta de 1,46%, a 4.076,60 pontos, e o Nasdaq fechou em alta de 1,67%, a 11.584,55 pontos. Em janeiro, os índices acumularam ganhos de 2,83%, 6,18% e 10,68%, respectivamente.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O mercado tem como certa a alta de 0,25 ponto percentual (p.p.) do Fed amanhã, à faixa de 4,5% a 4,75%, e aguarda por sinalizações sobre os movimentos dos próximos meses.
Decisão do Fed no radar
A expectativa da maioria dos economistas é de que o BC mantenha tom agressivo contra os preços, sem acenar para o término do ciclo de aperto monetário, ainda que ele pareça estar próximo.
Os analistas Oliver Allen, Adam Hoyes e Harry Chambers, da Capital Economics, esperam que o mercado de ações americano tenha desempenho pior do que outros ativos ao fim do aperto monetário do Fed, puxada pela desaceleração da economia. Segundo eles, tal movimento é o mais comum em períodos de fim da alta de juros nos EUA.
Hoje, Wall Street acompanhou indicadores que mostraram nova desaceleração nos custos de trabalho e moradias nos EUA. O índice de custo de emprego no quarto trimestre subiu 1% ante o terceiro, abaixo do previsto e do resultado do trimestre anterior. Já os preços de moradias baixaram 0,6% entre outubro e novembro.
Para ian Shepherdson, economista-chefe para EUA da Pantheon Macroeconomics, o dado do custo de empregos exclui a possibilidade de uma espiral inflacionária por meio de salários e reduz a necessidade por mais altas de juros pelo Fed. Após a alta de 0,25 p.p. amanhã, o analista não espera mais elevações adiante.
Na seara corporativa, investidores digeriram bem os resultados do quarto trimestre de International Paper e General Motors, e as ações das empresas dispararam 10,66% e 8,34%, respectivamente. Já os papéis da ExxonMobil se recuperaram ao longo do dia e subiram 2,15%, também após balanço.
Por fim, o McDonald’s informou lucro e receita acima do esperado, mas reforçou alerta sobre o impacto da inflação sobre as vendas em 2023, e a ação da companhia terminou com perdas de 1,26%.