NY: Bolsas fecham em alta ainda sob efeito de CPI fraco; tecnologia sobe 10% na semana

Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 fecharam a semana com ganhos acumulados

Confira o desempenho da bolsas dos EUA hoje. Foto: REUTERS/Jeenah Moon/File Photo
. REUTERS/Jeenah Moon/File Photo
Confira o desempenho da bolsas dos EUA hoje. Foto: REUTERS/Jeenah Moon/File Photo . REUTERS/Jeenah Moon/File Photo

No fim das negociações de hoje, o índice Dow Jones registrou ganhos de 0,10%, a 33.747,86 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 0,92%, a 3.992,93 pontos, e o Nasdaq teve alta de 1,88%, a 11.323,33 pontos. Na semana, os três principais índices avançaram 4,15%, 5,90% e 8,10%, respectivamente.

Entre os índices setoriais do S&P 500 na sessão, o melhor desempenho ficou hoje com o segmento de energia, em alta de 3,06%, em dia em que o petróleo voltou a avançar, e os contratos mais líquidos do Brent e do WTI subiram mais de 2%. Já na semana, o melhor desempenho ficou com o setor de tecnologia, com avanço de 10,03%. O ímpeto do setor se consolidou com a queda dos rendimentos dos títulos do Tesouro depois que o CPI dos EUA vieram mais fracos do que o esperado. Na sessão de hoje, no entanto, o mercado de Treasuries permaneceu fechado devido ao feriado de Dia dos Veteranos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Já o dólar seguiu penalizado na sessão, com o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operando em queda de 1,68%, a 106,387 pontos.

Hoje na sessão, ações de empresas de setores considerados defensivos recuaram. Isso porque, com o maior otimismo de que a inflação pode estar arrefecendo, a busca por proteção nessas áreas desaparece. Os segmentos de cuidados com a saúde e prestação de serviços públicos lideraram as perdas do dia, com queda de -1,28% e -1,15%.

Em resumo sobre a semana, o Barclays escreveu em nota que “o índice e o núcleo do CPI desaceleraram em outubro, refletindo as pressões desinflacionárias de vários componentes que devem persistir nos próximos meses”. Segundo o banco, embora seja muito cedo para avaliar os resultados das eleições para Senado e Câmara, o impasse legislativo e fiscal agora parece provável até 2024.

Eleições

Os investidores também avaliam o resultado das eleições de meio de mandato do governo dos EUA que mostraram um maior equilíbrio entre republicanos e democratas no Congresso, o que também é considerado positivo pelo mercado.

CPI

Ontem, diante de um CPI de outubro abaixo do esperado, o índice Dow Jones terminou em alta de 3,70%, a 33.715,37 pontos, enquanto o S&P 500 teve valorização de 5,54%, a 3.956,37 pontos, e o Nasdaq avançou 7,35%, a 11.114,15 pontos.

Porém, segundo os analistas Athanasios Vamvakidis and Claudio Piron do Bank of America, a inflação deverá seguir resiliente mesmo na sua queda e a economia precisará ser desacelerada de forma mais expressiva para começar a convergir para próximo da meta nos próximos dois a três anos. Os analistas também disseram que ainda não está claro se a inflação já atingiu seu pico.

China

Os investidores também acompanham com otimismo a decisão das autoridades chinesas de flexibilizar a política de covid zero do país, apesar da alta de casos de coronavírus na China.

O mercado de Treasuries está fechado hoje devido ao feriado do Dia dos Veteranos nos Estados Unidos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS