Bolsas de Nova York avançam repercutindo comentários de representante do Fed

Raphael Bostic (Fed) afirma defende altas de juros menores

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os índices das bolsas de Nova York avançam nesta sexta-feira (3), impulsionados por comentários do presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, que indicou que irá defender um aperto monetário menos agressivo da autarquia a partir de agora, o que impulsionou os índices acionários.

Por volta de 12h (de Brasília), o índice Dow Jones tinha alta de 0,28%, o S&P 500 registrava valorização de 0,66% e o Nasdaq tinha alta de 0,98%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Dólar

O índice DXY – que mede a relação do dólar com uma cesta de seis moedas de países desenvolvidos –recua 0,34%, a 104,673 pontos.

Com relação ao real, o dólar sobe 0,43%, cotado a R$ 5,2259.

Comentário por alta de juros menor

Em comentários a repórteres, Bostic afirmou que está do lado dos dirigentes que defendem altas de juros menores, de 0,25 ponto percentual, ao invés de 0,50 ponto percentual. Os comentários deram fôlego aos ativos de risco, que estavam com um clima mais negativo após a publicação de dados mais fortes do mercado de trabalho americano.

“Embora o mercado de trabalho permaneça apertado, houve um vislumbre de comentários menos agressivos do Fed ontem com as declarações de Bostic de que era a favor de aumentos de 0,25 ponto percentual nas taxas. Dado que o mercado começou a precificar um risco elevado de uma alta de 0,50 ponto percentual nas taxas em março, isso foi bem recebido pelos investidores, mesmo com o tom geral das mensagens do Fed permanecendo agressivo”, apontou o analista da Brooks Macdonald, Edward Park, em nota.

Chance de aumento de 0,50 pp é pequena

De acordo com a Oxford Economics, a chance de um aumento de 0,50 ponto percentual nas taxas de juros do Fed é pequena. “Embora os dados econômicos divulgados tenham vindo mais fortes do que o esperado, particularmente a inflação e o emprego, a probabilidade de uma alta de 0,50 ponto percentual está sendo pouco precificada pelos mercados”, acrescentou a Oxford, em nota.

Depois das declarações do dirigente, os investidores esperam pela divulgação de indicadores e mais discursos de membros do Fed nesta sexta-feira. As 11h45 (horário de Brasília) o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do S&P Global do mês de fevereiro será divulgado. As 12h, o índice de atividade de serviços do ISM também será publicado.

Novas falas do Fed

Entre os dirigentes do Fed, a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, discursa às 13h e o chefe da distrital de Atlanta, Raphael Bostic, volta a falar às 13h45.

Às 17h, é a vez da diretora do Fed, Michelle Bowman, falar em evento e o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, encerra o dia com discurso as 18h15.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS