Bolsas de NY fecham sem direção única após divulgação de ata sem surpresas do Fed
Os três principais índices de Wall Street fecharam sem uma direção única nesta quarta-feira, ainda sob o nervosismo dos investidores diante do imbróglio envolvendo a Ucrânia, a Rússia e o Ocidente
Os três principais índices de Wall Street fecharam sem uma direção única nesta quarta-feira, ainda sob o nervosismo dos investidores diante do imbróglio envolvendo a Ucrânia, a Rússia e o Ocidente. O dia foi marcado pela divulgação da ata do último encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed). Sem a agressividade esperada (de um aumento forte nas taxas de juros já em março), os índices acionários acabaram reduzindo suas perdas após a apresentação do documento e o S&P 500 conseguiu reverter as perdas vistas mais cedo.
O índice Dow Jones fechou em queda de 0,16%, a 34.934,27 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,09%, a 4.475,01 pontos, e o Nasdaq perdeu 0,11%, a 14.124,10 pontos. Entre os índices setoriais, o melhor desempenho ficou com o segmento de energia, em alta de 0,76%, em dia em que o petróleo voltou a subir mais de 1%. Entre os piores desempenhos ficou o setor de serviços de comunicação, com perda de 0,20%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Hoje a sessão foi marcada pelo temor ainda sobre o imbróglio geopolítico envolvendo Ucrânia, Rússia e o Ocidente. Ainda que o governo russo tenha anunciado a retirada de parte de sua tropa da fronteira ucraniana, não há certeza se esse movimento está de fato se consumando. “A situação em relação à Ucrânia não se acalmou completamente”, com o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, alegando que não há sinais de que a Rússia esteja se retirando, disse Fawad Razaqzada, analista de mercado da ThinkMarkets, à “Dow Jones Newswires”.
O que ajudou os ativos de risco na sessão de hoje foi o tom da ata da reunião do Fomc de janeiro. Esperando por uma agressividade sobre o aperto monetário, o investidor acabou ficando mais otimista com um documento que apenas reproduziu o que já foi dito anteriormente. Na avaliação Ian Lyngen, do banco canadesne BMO Capital Markets, a ata entregou pouco a mais do que foi apresentado no último encontro. “Não houve indicação de que o Fed estivesse inclinado para uma decolagem de 50 pontos base em março e a discussão em torno do momento das reduções do balanço patrimonial foi em grande parte conforme o previsto”, disse, em nota.
Entre os destaques do dia estão as ações da Kraft Heinz, que subiram 5,59% após a divulgação de resultado trimestral. A companhia reverteu lucro em prejuízo no último trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas os resultados vieram acima do esperado pelo mercado.