Bolsas da Ásia fecham mistas, com rodada de dados da China em foco

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,5% no primeiro trimestre do ano em comparação com igual período do ano anterior

Yuan chinês: principal moeda da China. Foto: Pixabay
Yuan chinês: principal moeda da China. Foto: Pixabay

As bolsas asiáticas fecharam mistas, mas o destaque ficou com o mercado acionário chinês, após dados do país mostrarem crescimento robusto, o que indica que a segunda maior economia do mundo está se recuperando, após rígidos lockdowns que duraram mais de três anos.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,5% no primeiro trimestre do ano em comparação com igual período do ano anterior. O resultado veio acima da expansão de 4,0% prevista por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” e marcou o crescimento mais rápido em um ano.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Assim, na China continental, o Xangai composto terminou o pregão em alta de 0,20%, a 3.393.33 pontos, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, perdeu 1,7%, a 20.782,45 pontos.

Dados de varejo do país asiático também vieram acima do esperado, ao passo que o da indústria aumentou 3,9% em março em relação ao ano anterior, ficando aquém do ritmo de crescimento esperado de 4,1%.

Craig Erlam, da Oanda, pondera que os dados chineses foram mistos. “Os números do investimento em ativos fixos e da produção industrial foram menos inspiradores, ficando confortavelmente aquém das expectativas e destacando os desafios que a economia enfrenta neste ano. Não é apenas da pandemia que o país está se recuperando, a confiança no mercado imobiliário foi severamente prejudicada e levará tempo para se recuperar”, analisa.

Já o índice Nikkei, referência da bolsa de Tóquio, fechou com ganho de 0,50%, a 28.658.83 pontos. Entre ações, em meio à temporada de balanços, o destaque ficou com bancos, como Chiba Bank (+3,38%) e Shinsei Bank (+0,82%).

Por outro lado, o índice sul-coreano Kospi, da bolsa de Seul, fechou em queda de 0,20%, a 2.571,09 pontos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS