Bolsas asiáticas fecham em queda com temor de recessão global após decisões monetárias
Setor de tecnologia chinês liderou as quedas, com Alibaba Group, Tencent Holdings e JD.com registrando retração
As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira (23), repercutindo os apertos monetários de diversos bancos centrais que foram anunciados ao longo da semana, especialmente do Federal Reserve (Fed) e Banco da Inglaterra (BoE).
Os investidores passaram a temer uma possível recessão global em meio ao aumento das taxas de juros. A bolsa de Tóquio não abriu hoje devido a um feriado.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, o índice de referência Kospi fechou em queda de 1,81%, a 2.290,00 pontos, o nível mais baixo de fechamento do índice desde outubro de 2020. Na variação semanal, o Kospi desceu 3,89%.
“Uma semana movimentada para os bancos centrais em todo o mundo chegou ao fim com muitos aumentos de taxas e maiores perspectivas de desaceleração do crescimento”, afirmou Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, em um relatório.
Os piores desempenhos no Kospi incluíram a SK Innovation, que caiu 6,3% e a Korean Air Lines que registrou queda de 5,7%.
Hong Kong
A bolsa de Hong Kong encerrou o dia com retração de 1,18%, a 17.933,27. O fim da quarentena de hotéis para viajantes de entrada anunciado pelo governo não animou os investidores, já que o sentimento ainda é ruim por uma perspectiva econômica mais negativa em meio ao aperto monetário dos bancos centrais em todo o mundo. Na variação semanal, a queda foi de 4,42%.
China
O setor de tecnologia chinês liderou as quedas, com Alibaba Group, Tencent Holdings e JD.com registrando retração. Entre os ganhadores, a Cathay Pacific aumentou 1,0%, enquanto a provedora de serviços de telecomunicações China Mobile teve alta de 1,4%.
Na China Continental, o índice Xangai Composto teve queda de 0,66%, a 3.088,3695 pontos, estendendo quedas recentes depois que mais bancos centrais aumentaram as taxas de juros, alimentando preocupações sobre uma recessão global. Na variação semanal, a retração foi de 1,22%.
As empresas industriais, incluindo fornecedores de siderurgia, fabricantes de máquinas elétricas e produtores de borracha, lideraram as perdas. Red Avenue New Materials caiu 4,9% e Shenzhen Zhaowei Machinery & Electronic caiu 7,3%.
A bolsa de Tóquio não funcionou nesta sexta-feira devido ao feriado do Equinócio de Outono. Mesmo assim, registrou retração de 1,50% na variação semanal.