Bolsas da Ásia fecham em queda com impacto do SVB e Signature Bank

Os segmentos financeiro e de tecnologia lideraram as perdas da sessão

Confira o desempenho das bolsas asiáticas — Foto: Koji Sasahara/AP
Confira o desempenho das bolsas asiáticas — Foto: Koji Sasahara/AP

As bolsas da Ásia fecharam em queda nesta terça-feira (14), com os mercados repercutindo o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank nos Estados Unidos e a crise do segmento financeiro global.

Os investidores temem que o momento ruim do setor financeiro continue por mais algum tempo, prejudicando as empresas do continente asiático.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Japão

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com queda de 2,19%, a 27.222,04 pontos, registrando a sua maior perda percentual diária desde 20 de dezembro, com os rendimentos dos títulos do governo caindo acentuadamente depois do colapso do Silicon Valley Bank (SVB). O Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 8,6% e o Dai-ichi Life Holdings teve queda de 7,3%.

Coreia do Sul

Em Seul, o índice Kospi contabilizou retração de 2,56%, a 2.348,97 pontos, com a crise no setor bancário americano reduzindo o apetite por risco dos investidores.

O segmento financeiro e o setor de tecnologia lideraram as perdas da sessão, após o colapso do SVB e do Signature Bank.

O Korea Investment Holdings e Meritz Financial Group caíram 6,8% e 6,4%, respectivamente.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de 2,48%, a 19.207 pontos, recuando em relação ao rali de segunda-feira e registrando grandes perdas em meio a preocupações com a crise no segmento financeiro após a falência do Silicon Valley Bank.

As ações de bancos e seguradoras caíram com o sentimento negativo de repercussão.

O HSBC caiu 4,7%, a maior queda em um dia desde outubro, depois que o banco disse que compraria os negócios do SVB no Reino Unido na segunda-feira. A Standard Chartered caiu 7,2%, seu maior recuo em um ano.

“A falência do Silicon Valley Bank provocou maior volatilidade no mercado, especialmente entre os bancos regionais”, apontou Saira Malik, diretora de investimentos da Nuveen.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai Composto registrou retração de 0,72%, a 3.245,31 pontos, com a cautela dos investidores devido ao colapso do SVB e do Signature Bank.

O China Merchants Bank caiu 1,3% e o Ping An Bank teve queda de 1,4%.

As ações relacionadas ao setor automotivo reduziram as perdas anteriores depois que Elon Musk e a BYD Co. negaram relatos de que a Tesla esteja encerrando a cooperação no fornecimento de baterias com a BYD.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS