Bolsas da Ásia fecham em queda com receio de maior aperto do Fed e impasse na indústria de chips

Preocupação de apertos monetários mais agressivos ao redor do mundo e redução de importações dos EUA de chips chineses derrubaram as bolsas

Produtos despachados a partir do porto em Guangzhou, na China. Foto: Divulgação
Produtos despachados a partir do porto em Guangzhou, na China. Foto: Divulgação

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta terça-feira (11) com a preocupação dos investidores em relação aos possíveis apertos monetários mais agressivos do Fed e de outros bancos centrais globais, além do impasse comercial relacionado a indústria de chips entre Estados Unidos e China.

No Japão, o índice Nikkei fechou em queda de 2,64%, a 26.401,25, com o setor de eletrônicos liderando as perdas, em meio a preocupações dos investidores com aumentos das taxas de juros dos bancos centrais globais e as divergências no comércio entre EUA e China.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A Nidec Corp teve queda de 9,3% e SMC Corp registrou retração de 6,7%. Enquanto isso, as ações das companhias aéreas e ferroviárias fecharam em alta com a possibilidade de uma abertura maior das fronteiras japonesas para viajantes.

Coreia do Sul

Já o índice de referência da Coreia do Sul, o Kospi, teve retração de 1,83%, a 2.192,07, com o setor de automóveis registrando a maior queda da sessão. Os investidores também olham com atenção para a guerra na Ucrânia e os novos desdobramentos após a escalada nas tensões entre Moscou e Kiev.

A fabricante de chips de memória SK Hynix teve queda de 1,1% após a liquidação das ações de tecnologia dos EUA. No segmento automotivo, a Kia caiu 5,1% e a Hyundai Motor teve queda de 4,3%.

Hong Kong

A bolsa de Hong Kong fechou a sessão em queda de 2,23%, a 18.832,36, seu pior fechamento diário desde o início de 2009.

As incorporadoras chinesas lideraram as perdas, com os investidores se preocupando mais com a crise de liquidez do setor imobiliário. A Country Garden teve queda de 9%, enquanto a Longfor caiu 8,5% e a Vanke perdeu 5,5%. As companhias chinesas de tecnologia também contabilizaram fortes quedas, com o Meituan perdendo 6,1% e o Baidu caindo 5,8%.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai Composto teve alta de 0,19%, a 2.979,7926 com os setores de mineração e automotivo liderando os ganhos desta terça-feira.

A fabricante de baterias CATL teve valorização de 6% em suas ações depois de prever que seu lucro líquido no terceiro trimestre poderia triplicar em relação ao ano anterior. A Tianqi Lithium registrou alta de 3,7% e a BYD Co. subiu 1,5%. As ações das empresas de semicondutores recuaram depois que os EUA reduziram as exportações de chips para a China.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS